Redução da maioridade

Postado por: João Altair da Silva

Compartilhe

   A redução da idade para que o cidadão se responsabilize pelos seus atos, de 18 anos para 16 anos vai reduzir os índices de criminalidade? Não. Vai estagnar a violência? Não.

Mesmo que num ritmo mais lento a densidade populacional ainda cresce. O aumento no nível de renda, a redução dos índices de pobreza não serviram para amenizar o problema da violência. No Brasil, a violência está muito ligada ao consumo de drogas, problema que não escolhe classe social.

Portanto, a redução na maioridade penal não tem a pretensão de reduzir índices de criminalidade mas é certo que servirá para frear o crescimento da violência. Observei um deputado explicando que apenas 1% dos crimes são cometidos por menores. É o mesmo que dizer que se matar uma pessoa num grupo de 100 está tudo bem. Não é possível nivelar esse debate pelo mínimo. Violência é violência, deve ser combatida.

Como profissional da imprensa sinto não poder colocar nesse site o rosto de um bandido de 15, 16 ou 17 anos, mesmo que ele cometa um latrocínio (mate para roubar) para que nosso ouvinte possa atravessar a rua quando encontrá-lo. O menor que baleou o comerciante Polipo aqui ao lado da Rádio Planalto e o deixou numa cadeira de rodas, foi recolhido. Sim. Ele está no CASE. Mas está completando 18 anos. Sua ficha será zerada. Não será reincidente se tentar um novo latrocínio.  

Leia Também 33º Domingo do Tempo Comum. O Enart, de novo! A importância de ter uma recepcionista/secretária preparada em seu consultório. Feito é melhor que perfeito