-São Mateus, apóstolo e evangelista (século I)

Postado por: Maria Vani Gehlen Ramos

Compartilhe
-Celebramos no dia 21 de setembro a memória de SÃO MATEUS, apóstolo e evangelista.
Jesus havia se estabelecido em Cafarnaum e com sua pregação e seus milagres suscitava a admiração e o assombro das pessoas. Mateus, chamado também Levi, ouviu-o falar e era tocado por sua mensagem, mas ele era um pecador público e, portanto, um excluído dessas coisas de Deus que exigem certa pureza de espírito. Exercia um oficio considerado infamante: era coletor de impostos. 
Mas um dia aconteceu para Mateus um fato inesperado e espantoso para as pessoas. Jesus de Nazaré em pessoa, passando próximo do posto do pagamento das taxas, onde o cobrador das taxas estava sentado, voltando-se para ele, disse-lhe: " SEGUE-ME". Bastou essa única palavra e Mateus "levantou-se e O seguiu" ( Mateus 9,9).
O nome de Mateus está ligado ao primeiro dos quatro evangelhos. Mesmo que a redação em língua grega chegada até nós não seja a original escrita por Mateus, é convicção comum que ele o tenha escrito em língua aramaica. Disso nos dá testemunho Eusébio de Cesaréia, referindo-se a uma tradição mais antiga: "Mateus, que pregou em primeiro lugar aos hebreus, presenteou-lhes seu evangelho, composto no idioma pátrio".
Não sabemos ao certo quais regiões foram evangelizadas por Mateus. Segundo uma antiga tradição, ele teria percorrido o Ponto, a Pérsia, a Síria e a Macedônia. Uma outra tradição pretende que seja apóstolo da Etiópia, onde teria convertido a filha do rei, a virgem Efigênia, e por isso teria sofrido o martírio. Deste  país, as relíquias tidas como suas teriam sido transportadas para Pesto e, portanto, para a catedral de Salerno no sul da Itália, onde são ainda hoje veneradas. Como evangelista, ele é representado como um homem alado ou um anjo.


Ouça a reflexão sobre o Evangelho do fim de semana (21) com o padre Neuro Zambam, diretor da Fundação Cultural Planalto de Passo Fundo.

Padre Neuro Zambam

Leia Também Quebra-molas são permitidos, “em casos especiais” Passo Fundo Futsal/Fasurgs/Zamil: uma grande equipe nos representou em 2017 A Taça Maldita! Eu só penso naquilo!