Memórias do futsal: o legado do mestre Abílio Fuão

Postado por: Luiz Carlos Carvalho

Compartilhe
                                  (por Luiz Carlos Carvalho)

Olá, amigos internautas!

Dando sequência a nossa série de histórias do futsal de Passo Fundo, a caminho do retorno ao Ginásio Capingui, é fundamental colocar em evidência o nome de uma legenda para o esporte de nossa cidade, do Rio Grande do Sul e de Brasil: Abílio Fuão. Ele será sempre o mestre e servirá de inspiração para todos, sejam dirigentes, integrantes de comissão técnica, cronistas esportivos e também torcedores.

Recentemente, ele partiu, mas deixou um nobre legado. Foram aproximadamente 50 anos de sua vida dedicados ao esporte das quadras. Foi até hoje o único treinador passo-fundense campeão estadual de futsal na divisão maior. Voltou para ganhar títulos nos anos 90 no projeto da Associação Passo-Fundense de Esportes (APE).

Escreveu seu nome na história a partir de 1964 com a taça erguida com o Clube Náutico Capingui, cujo ginásio está sendo preparado para receber as disputas que irão emocionar o público outra vez.

Neste espaço, aproveito para reapresentar a última entrevista que realizei com Abílio Fuão, na Rádio Planalto, quando ele relatava muitos momentos marcantes do futsal de nossa terra. Vale a pena ouvir.

Até a próxima. Sejam felizes, vocês merecem!

Entrevista histórica de Luiz Carlos Carvalho com Abílio Fuão

Leia Também A ciência como ferramenta para a sabedoria Quebra-molas são permitidos, “em casos especiais” Passo Fundo Futsal/Fasurgs/Zamil: uma grande equipe nos representou em 2017 A Taça Maldita!