Saudação aos leitores!

Postado por: Clovis Oliboni Alves

Compartilhe
Olá, amigos leitores do site da Rádio Planalto, sou o Clovis Alves, servidor público, bacharel em direito e ambientalísta. A convite de meu grande amigo e diretor da Rádio Planalto, Pe. Neuro José Zambam, fui desafiado a escrever uma coluna semanal aqui neste ambiente, sobre um assunto do qual tenho muita intimidade e prazer em debater, que trata sobre a criança e o adolescente, suas relações e envolvimentos com os atos de violência, criminalidade, drogadição e exclusão social.

Devido ao meu trabalho profissional como agente sócio-educador da FASE desde 2002, meu conhecimento acadêmico e também empírico sobre o tema, ousarei fazer algumas considerações  muitas vezes polêmicas e desconhecidas pela maioria das pessoas, que muitas vezes formam uma opinião pelo senso comum, ou pelas notícias midiáticas do dia a dia.

Também farei uma reflexão sobre o papel do estado, da família e o comportamento da sociedade diante da responsabilidade de cada um na execução de políticas públicas de inclusão e responsabilização de cada um no processo de socialização dos jovens, bem como, o protagonismo da própria criança e do adolescente neste sistema.

Meu objetivo não será trazer aqui uma tese objetiva sobre os assuntos em questão, mas sim, fazer uma reflexão provocativa aos leitores, em casos onde o senso comum, na maioria das vezes será antagônico ao meu modo de vista.

Leia Também Façam uma estátua para Renato Um menino de vinte anos! Educação como horizonte A Síria é aqui?