Terceiro domingo do Advento - 13/12/2015

Postado por: Maria Vani Gehlen Ramos

Compartilhe
-Exultai de gozo e alegria, habitantes de Sião, porque é grande no meio de vós o Santo de Israel. -Isaías 12,6.
Terceira semana em preparação a festa do Natal. A coroa do advento nos mostra três velas acesas, indicando que falta apenas uma semana para preparar o coração e acolher Aquele que virá para nos trazer Vida Nova.
Destaque para o inicio do Ano Santo e da Misericórdia.
A primeira leitura da liturgia deste final de semana é tirada do livro de Sofonias 3,14-18a. e retrata o perdão dos pecados e o início de uma nova era para Israel.
A segunda leitura do apóstolo Paulo aos Filipenses 4,4-7 é um convite para a alegria pela vinda do Senhor e a promessa da paz para aqueles que se entregam a esta Boa Nova. "Alegrai-vos sempre no Senhor".
A narração do EVANGELHO, segundo o evangelista Lucas 3,10-18 - nos coloca novamente diante de João Batista que diz que a conversão engloba decisões e ações concretas e firmes. Converter-se é repartir nossas posses com os pobres e os necessitados. "Que o homem que tem dois casacos, que tem comida em abundancia, dê ao que não tem". Conversão é integridade em nosso procedimento. "não exigir nada além do que foi ajustado". Conversão é misericórdia no uso que fazemos de qualquer tipo de poder que possuímos; conversão é simplicidade em nosso caminho: "não maltrate ninguém. Não denuncie alguém falsamente. Fique contente com o que ganha".
Penso que este evangelho nos questiona e nos coloca diante de uma compreensão clara e precisa do que significa a conversão. 
Fala-se muito e ouve-se muito também sobre esta questão, então, nos perguntemos: "nossa ideia de conversão está conforme com a de João Batista?
     

Ouça a reflexão sobre o Evangelho do fim de semana, com o padre Mateus Danieli.

Padre Mateus Danieli - reflexão sobre o Evangelho do domingo - 13/12/2015

Leia Também Igreja faz reflexão sobre a vida e a fé do brasileiro afrodescendente Igreja faz reflexão sobre a vida e a fé do brasieliro afrodescendente “Virtudes” é o tema da 8ª edição do calendário da APAE Presbíteros refletem sobre o cuidado de si mesmo em São Leopoldo