-Festa da Sagrada Família, JESUS, MARIA E JOSÉ. - 27/12/2015

Postado por: Maria Vani Gehlen Ramos

Compartilhe
-Felizes os que temem o Senhor, os que andam em seus caminhos. - Salmo 127(128), 1.
Logo após a festa do Natal a liturgia nos leva a festa da Sagrada Família de Nazaré.
A primeira leitura do livro do Eclesiástico 3,3-7. 14-17a descreve o salutar relacionamento entre os membros da família e a segunda leitura Colossenses 3,12-21 nos faz refletir sobre o relacionamento entre uns e outros,  como filhos de Deus. 
O Evangelho, segundo o evangelista Lucas 2, 41-52 nos traz a sagrada família cumprindo os seus deveres para com a sua crença e com a festa da Páscoa que acontecia todos os anos e levava todos a Jerusalém. Nesta oportunidade Jesus acompanha seus pais e na volta para casa não retorna e fica no templo entre os doutores. Depois de três dias de ausência Maria e José o procuram em Jerusalém e o encontram no templo discutindo e interrogando os referidos doutores da lei. Maria o interroga: " Meu filho, porque fizeste isto conosco, teu pai e te procurávamos aflitos"? Jesus responde para sua mãe: "Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo me ocupar das coisas do meu Pai". Eles, porém, não o entenderam. Jesus voltou com eles para casa.
Vemos neste evangelho uma lição de vida familiar, sua beleza, seu papel social. E, mais, a obediência de seguir as leis que são impostas. 
-Sabemos do real sentida de família? 
-Quando nos relacionamos com os outros respeitamos a sua opinião?
-Somos cumpridores dos nossos deveres familiares e sociais?


Leia Também Igreja faz reflexão sobre a vida e a fé do brasieliro afrodescendente Igreja faz reflexão sobre a vida e a fé do brasieliro afrodescendente “Virtudes” é o tema da 8ª edição do calendário da APAE Presbíteros refletem sobre o cuidado de si mesmo em São Leopoldo