Há 25 anos, Gaúcho erguia a taça no início do clássico Ga-Pas

Postado por: Luiz Carlos Carvalho

Compartilhe
Olá, grande plateia internauta!

Há 25 anos, surgia o clássico Gaúcho x Passo Fundo. Foi na época batizado de Ga-Pas pelo mestre da opinião Jarbas Sampaio Corrêa, aproveitando as duas letras do Gaúcho e três do  14 de Julho, que, até então, haviam disputado o Ga-Qua. E os alviverdes levaram a melhor.

Eram duas partidas programadas para o meio da temporada de 1990. No primeiro confronto, houve empate por 2x2 no Estádio Vermelhão da Serra.  Flávio, do Gaúcho, marcou o primeiro gol do novo clássico.

No jogo de volta, a festa foi dos periquitos, com a goleada de 3x0 no Estádio Wolmar Salton.  Foi uma grande festa do time da casa, que naquela oportunidade participava do Campeonato da Segunda Divisão e formado por excelentes jogadores. De acordo com o dirigente Rudimar Pedro, foi erguido em definitivo pelo Gaúcho o troféu "Arno Pini", que estava em disputa desde os anos 60.

Para o Passo Fundo, a derrota, apesar de ser por um placar elástico, acabou se tornando importante em termos de recuperação. O tricolor vinha com mau desempenho na Divisão Especial e a direção concluiu que era preciso pensar em fortes mudanças. Então, foi contratado o técnico Juarez Vilela, que implantou a intenção de "primeiro evitar o gol, para depois fazer".  A defesa se consolidou e as vitórias foram chegando, garantindo a permanência na elite do futebol gaúcho.

Nesse espaço estaremos sempre a recuperar os momentos marcantes do nosso esporte, sempre a torcer pelo sucesso do esporte passo-fundense.

Até a próxima! Sejam felizes, vocês merecem!!!




--

Na foto, pela ordem: Zeca, Valter, Jackson, Oneide, Jobel, Antônio Carlos, Marco Aurélio, Sergio Moraes.
Agachados, Flavio, Bilo, Romário, Netinho, Airton.

Créditos: arquivo/Rudimar Pedro.

Leia Também A ciência como ferramenta para a sabedoria Quebra-molas são permitidos, “em casos especiais” Passo Fundo Futsal/Fasurgs/Zamil: uma grande equipe nos representou em 2017 A Taça Maldita!