-EPIFANIA DO SENHOR - manifestação do Senhor como a Luz do Mundo - 03/01/2016

Postado por: Maria Vani Gehlen Ramos

Compartilhe
-Todos os reis hão de adorá-lo, hão de servi-lo todas as nações. - Salmo 71(72),11
Celebramos a festa do Natal, em seguida a festa da Sagrada Família, após a solenidade da Mãe de Deus, Maria e neste domingo a Epifania do Senhor (Luz do mundo).
Na primeira leitura do livro do profeta Isaías 60,1-6 lemos um cântico que manifesta a esperança sobre Jerusalém. Deus Menino habita na cidade. Na segunda leitura de Paulo aos Efésios 3,2-3a,5-6 aponta o mistério do projeto de Deus, que se realizou em Jesus Cristo. Todos são chamados a pertencer ao Povo de Deus.
O Evangelho, segundo o evangelista Mateus 2,1-12 nos traz a narrativa da visita dos três reis magos do Oriente ao Menino nascido em Belém. A solenidade da Epifania do Senhor é a celebração da manifestação do Senhor como a "Luz do mundo", a luz que veio para iluminar todos os povos no caminho da salvação. É muito bonita e significativa a afirmação encontrada no Prefácio da Epifania do Senhor: "quando Cristo se manifestou em nossa carne mortal, vós nos recriastes na luz eterna de sua divindade."
Este evangelho nos aponta como devemos nos portar para percebermos que o Senhor nosso Deus continua se manifestando a cada um de nós: primeiro - sermos capazes de sair de nós e nos abrir aos sinais de Deus; segundo ler a Palavra de coração aberto; terceiro  ao encontrá-Lo não ter medo nem vergonha de adorá-lo e de entregar a Ele tudo o que temos e somos e quarto sairmos de nossos lugares, abrir o coração as Escrituras, encontrar e adorar o Senhor como a nossa "luz". 
O encontro com o Senhor, a Luz do mundo, nos provoca mudanças, nos convoca a andar por outros caminhos, os caminhos da vida. 
-O que ainda nos impede de andar nos caminhos da "luz"?-


Leia Também “Virtudes” é o tema da 8ª edição do calendário da APAE Presbíteros refletem sobre o cuidado de si mesmo em São Leopoldo Confira a programação da Paróquia São Francisco de Assis Cáritas Estadual terá assembleia em Passo Fundo