O que são alimentos funcionais?

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe
O estilo de vida que nós possuímos hoje,  considerando a carga de estresse, alimentação desrregrada, sedentarismo, fumo e álcool,  favorece a formação de radicais livres, ou seja , substâncias produzidas no nosso organismo que evolui para o envelhecimento celular, causando envelhecimento precoce , doenças crônicas e até câncer .

A alimentação do brasileiro atualmente é rica em sal, gorduras do tipo trans, produtos químicos e agrotóxicos. Com isso, surge sempre aquela pergunta: o que fazer diante disso?

Podemos minimizar esses efeitos incluindo no cardápio alimentos que possuem substâncias capazes de diminuir a formação desses radicais livres os quais são considerados funcionais por possuírem além das suas características nutricionais como carboidrato, proteínas, gorduras, substâncias que favorecem a renovação celular de acordo com algumas propriedades específicas. Em especial essa atividade antioxidante, que diminui a formação de gordura na parede arterial, recupera as células danificadas e melhoram a circulação sanguínea, podemos considerar especialmente.

Frutas em geral especialmente a maçã com casca, frutas vermelhas como amora, morango e melancia, uva preferencialmente roxa com casca, aveia, linhaça, gergelim, chá verde, soja, feijões, azeite de oliva, peixes, além de outros.

Uma  alimentação para ser considerada equilibrada não precisa ter alimentos impossíveis de encontrar e também não precisa ser restrita basta ser equilibrada em quantidade e qualidade suficientes .

Leia Também Um Fusca com roupa de Jipe Cuidado para com as crianças e os adolescentes Pedágios em rodovias são essências? O direito de ir e vir