A importância da água para a nossa saúde

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe

O nosso corpo é constituído em média de 70% de água, a qual é responsável por equilibrar os elementos sanguíneos e manter o corpo em temperatura adequada, além de estimular funções metabólicas e digestivas.

Quando a temperatura ambiental está alta , aumenta-se também a temperatura interna e promove a transpiração com isso eliminando água e elementos que mantém o equilíbrio sanguíneo.

Quando o corpo elimina líquidos e não ingerimos água o suficiente para repor as perdas iniciamos um processo de desidratação e retenção de líquidos, além de desenvolver muitas outras complicações em virtude da deficiência hídrica.

Quando o corpo começa a reter líquidos, ele favorece o aumento de peso além de sobrecarregar a função renal , pressão arterial e frequência cardíaca.

Café, chá ou chimarrão não são considerados ingestão hídrica. Ao contrário, deve-se aumentar a ingestão, devendo o consumo médio ser dependente da idade, consumo energético e nível de atividade física, considerando em média 1 ml para cada caloria ingerida.

Uma maneira atrativa de estimular a ingestão hídrica é aromatizar a água, podendo-se introduzir rodelas de limão, laranja, abacaxi, ou melancia na água para propor um leve sabor. Não deve ser adicionado açúcar. Dessa forma, o consumo hídrico aumenta, melhorando consequentemente a saúde.


Leia Também Solução para o atraso Eleição Presidencial: A ecologia não é questão secundária! Pobreza de propostas em campanhas eleitorais Alimentos aquecidos a altas temperaturas e risco de câncer