Segundo domingo do Tempo Comum - 17/01/2016.

Postado por: Maria Vani Gehlen Ramos

Compartilhe
-Estamos agora no tempo chamado na liturgia de Tempo Comum que irá o dia 07/02/2016. 
Primeiro foi a solenidade do Natal (nascimento do Salvador); festa da Sagrada Família: Jesus, Maria e José; solenidade da Epifania do Senhor (luz do mundo); Batismo de Jesus; e agora o tempo comum, propriamente dito.
-CANTAI AO SENHOR UM CÂNTICO NOVO - Salmo 95(96),1a.3b.
A primeira leitura do profeta Isaías 62,1-5, um grito pela vinda de Javé, o libertador do povo.  
A segunda leitura 1Coríntios 12,4-11, descreve a diversidade dos dons com que todos os seres humanos são dotados, por obra do Espírito de Deus que opera em tudo e em todos. 
O Evangelho de Jesus Cristo, segundo o evangelista João 2,1-11:
A narrativa do primeiro milagre, onde Jesus  conta com a presença dos seus discípulos e de sua mãe. Acontece no contexto de uma festa de casamento (família). O que o evangelista quer nos transmitir? Nos elementos da Boa Nova, onde o principal símbolo é o vinho. "Eles não tem mais vinho", ou seja a festa terminou. Jesus é o "vinho novo", o "Deus conosco". O vinho da nova e eterna aliança. Com  Jesus morto e ressuscitado recebemos vida em ´plenitude.
Maria aparece como a mãe extremosa, a Mãe que tem a missão de ensinar os discípulos a fazer a vontade de Jesus: "fazei tudo o que Ele vos disser". Mas qual é a vontade de Jesus, se não que o "vinho novo", ou seja a sua Palavra, seja anunciada a todos os povos; e esta tarefa é dada aos discípulos.
Reflexão: Sinto, verdadeiramente, que as Palavras de Jesus trazem ao meu coração alegria e esperança?
Nas horas do desanimo busco a ajuda de Maria, a Mãe que está sempre atenta às nossas necessidades?

ACOMPANHE A REFLEXÃO SOBRE O SANTO EVANGELHO DE DOMINGO COM O PADRE GERALDO COLLET.

Reflexão do Evangelho de domingo, 17/01/2016, com o padre Geraldo Collet

Leia Também Igreja faz reflexão sobre a vida e a fé do brasieliro afrodescendente Igreja faz reflexão sobre a vida e a fé do brasieliro afrodescendente “Virtudes” é o tema da 8ª edição do calendário da APAE Presbíteros refletem sobre o cuidado de si mesmo em São Leopoldo