Também nesse período aumentamos a transpiração e eliminamos mais líquidos. Assim, nosso corpo tem uma exigência aumentada de reposição de água e de alimentos com alto poder hidratante como frutas, sucos de frutas de naturais, água de coco, entre outros.
Ocorre também nesse período a maior capacidade de deterioração de alimentos, pois alta temperatura, presença de água nos alimentos e proteína constituem elementos importantes com capacidade de multiplicação de micro organismos. Com isso, deve-se aumentar o controle sobre os alimentos perecíveis à base de carnes, ovos, laticínios, entre outros, mantendo-os sempre sob refrigeração até o momento do consumo, a fim de evitar uma toxi infecção alimentar.
Montar refeições para crianças parece uma tarefa difícil, mas pode ser um tanto divertido. Dependendo da faixa etária pode haver mais resistência a introdução de novos alimentos e com isso sempre acaba surgindo um “stress” em casa. Mas para que a situação fique mais divertida, pode-se incluir a criança em momentos que irão melhorar a sua adaptação. Importante convidá-la para realizar as compras no supermercado fazendo com que ela escolha os itens que irão compor o cardápio da família, onde você descreve os alimentos que são permitidos para serem comprados. Diante disso, prepare junto com a criança uma refeição onde ela mesma irá trabalhar na confecção da preparação em que a meta é tornar o cardápio mais colorido e saudável. Aquele que conseguir elaborar um cardápio mais colorido vencerá a brincadeira e depois vocês irão para cozinha preparar as refeições.
O cardápio poderá ser preparado com carnes magras peixes, frango grelhado vegetais , hortaliças e frutas além de sucos naturais misturando frutas e vegetais, além da realização de sucos naturais, contando com vegetais e frutas. Sempre muito colorido para ficar divertido e saudável, incluindo como base água de coco que auxilia na hidratação.
Incluir alimentos saudáveis precocemente garante adultos mais saudáveis.
Jureci Machado – Nutricionista