A importância da vitamina D para o organismo

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe
A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel sendo melhor absorvida na presença de gorduras boas, seu consumo excessivo pode ocasionar toxicidade, porém, estima-se que um terço da população tenha deficiência desta vitamina .

Essa deficiência  pode ser responsável por diversas patologias, entre elas: osteoporose, asma, hipertensão, autismo, doenças cardiovasculares, escleroso múltipla, doenças reumatoides e alguns tipos de câncer, incluindo principalmente o de mama.

Recentemente foi publicado um estudo por uma universidade americana abordando a importância da vitamina D na prevenção do câncer de mama, sendo que a deficiência dessa poderia ocasionar a ocorrência deste tipo de câncer em até 600 % .

Essa vitamina está presente nos alimentos na forma pró-ativa, a qual depende da luz solar para ser convertida na forma ativa no rim. Por isso, é tão importante receber sol nos horários recomendados antes das 10 horas da manhã e após as 16 horas.

Mas existe outro fator importante que pode influenciar o processo absortivo, que consiste no consumo excessivo de sal, o qual poderia eliminar essa vitamina favorecendo a deficiência. O consumo recomendável de sal pela Organização Mundial de Saúde é de 5 gramas ao dia mas o consumo médio do brasileiro chega em torno de 15 gramas.

Uma alimentação com quantidade recomendada de vitamina D, deve ter como componentes: laticínios, gema de ovo, brócolis, feijões, fígado , ervilha, entre outros.

Contudo, justifica-se a necessidade de realizar esse exame como monitoramento. Caso o resultado indique deficiência será necessário intervir com o aumento do consumo, seja através da alimentação ou suplementação de modo a controlar preventivamente.


Leia Também 4º Domingo da Páscoa. A quem interessa a não vinda da Havan? Óleo de cozinha usado. O que fazer? Unidade no essencial