Memória do esporte: há 50 anos, Gaúcho promovia o futebol passo-fundense à Divisão Especial

Postado por: Luiz Carlos Carvalho

Compartilhe
Olá, amigos internautas!

Dentro de nossa proposta de resgatar a história do esporte passo-fundense, com destaque para o futebol, lembramos que ano de 2016 tem um fato extremamente relevante para recordar. Há exatos 50 anos, a cidade realizava o sonho de subir para a Divisão Especial do Rio Grande do Sul.

Foi com o Sport Clube Gaúcho.  O ano de 1966 apontava para a grande final o confronto do periquito diante do Uruguaiana. Depois da derrota no confronto de ida na Fronteira, por 1x0, era preciso se superar no Estádio Wolmar Salton, com o apoio da massa alviverde.

E o Gaúcho foi forte e escreveu seu nome na história, com a goleada de 6x0. No tempo normal foi 5x0. Os gols foram marcados por Antoninho (2), Raul Matté, Arthur e Honorato. Na prorrogação, nova vitória então por 1x0, com outro gol de Antoninho. Ficava eternizada a seguinte escalação: Nadir; Machado, Amâncio, Daizon Pontes e Maneca; Honorato e Gitinha; Meca, Arthur, Raul Matté e Antoninho.

Ao final, emocionados, os torcedores se jogaram na piscina do Wolmar Salton para festejar. Era muita alegria envolvida. O futebol de Passo Fundo, finalmente, estava na elite do estado. Além disso, era o primeiro time da região a conseguir a classificação. A data histórica: 18 de dezembro de 1966.

Um grande feito para o Sport Clube Gaúcho, que em breve estará inaugurando sua moderna casa, a BSBIOS Arena.

Até a próxima! Sejam felizes, vocês merecem!

Leia Também A ciência como ferramenta para a sabedoria Quebra-molas são permitidos, “em casos especiais” Passo Fundo Futsal/Fasurgs/Zamil: uma grande equipe nos representou em 2017 A Taça Maldita!