Quaresma e Campanha da Fraternidade!

Postado por: Ari Antônio dos Reis

Compartilhe

Iniciamos nesta quarta-feira a caminhada quaresmal. Quarenta dias de oração intensa, na de disponibilidade a acolher a misericórdia de Deus e agirmos com misericórdia, como pede o Papa Francisco. Neste processo santificador, onde atua a graça de Deus, somos convidados a três olhares:

O primeiro olhar se direciona a Deus. É o olhar de agradecimento pela sua bondade e disposição a caminhar conosco e agir com permanente misericórdia, a ponto de enviar seu Filho para nos salvar. Este olhar nos compromete com o projeto amoroso do Pai.

O segundo olhar volta-se para cada pessoa. É uma experiência individual e única. A quaresma, enquanto tempo de conversão, convida a este olhar crítico que cada ser humano pode exercitar, percebendo seus erros e limites, disposto à transformação. Esta consciência contribui no caminho da conversão.

O terceiro olhar se volta para a nossa realidade, o mundo em que vivemos. Entra em diálogo com o tema proposto pela Campanha da Fraternidade de 2016: “casa comum, nossa responsabilidade”, refletindo a situação do saneamento básico no Brasil e o cuidado com a nossa casa comum, a terra.

O lema “quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”, extraído do texto de Amós, insiste no direito de toda a população ao saneamento básico e o direito da terra manter sua integridade.

Façamos desta quaresma um tempo de graça e reflexão a partir do compromisso com a casa comum e com os pobres que habitam esta casa!



Leia Também Ascensão do Senhor Delações, invasões, desocupações e manifestações Não matarás Estamos no auge da sujeira ou no início da limpeza?