Alimentação e esclerose múltipla

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe

A esclerose múltipla (EM) é uma doença crônica do sistema nervoso central que afeta o cérebro e a medula espinhal e que interfere na capacidade do cérebro e da medula espinhal para controlar funções, como caminhar, enxergar, falar, urinar e outras.

Estima-se que, atualmente 35 mil brasileiros são portadores de esclerose múltipla, entre as idades de 20 e 50 anos de idade, predominando entre as mulheres.

Existem nutrientes que são capazes de melhorar a capacidade de hidratação dos neurônios diminuindo o atrito e a ocorrência de crises.

Os alimentos considerados antioxidantes que objetivam melhora a capacidade de absorção pelos neurônios são eficazes para amenizar esse atrito e melhorar a capacidade de “comunicação” entre eles . Recomenda-se incluir na alimentação elementos com esses potenciais antioxidantes como uva, frutas vermelhas em geral, maçã, aveia, peixe , óleo de peixe podem melhorar a qualidade de vida de quem sofre com EM.

Certamente uma dieta contendo muitas frutas , legumes, cereais integrais, carnes magras são eficazes na amenização do problema , nem sempre a suplementação pode ser indicativo positivo por as vezes o excesso de nutrientes pode piorar o quadro clinico .

Os vilões para a EM certamente correspondem a presença de agrotóxicos nos alimentos, gorduras do tipo trans e saturadas (gordura vegetal hidrogenada contida em produtos industrializados ) e as gorduras de origem animal. Outro fator negativo é consumo de doces em geral.

Para manter o equilíbrio entre todos esses fatores é importante manter uma alimentação variada, dando prioridade a alimentos na forma orgânica  , mantendo a introdução de frutas e verduras distribuídas entre as refeições, considerando também a inclusão de cereais integrais, como aveia, linhaça, gergelim , chia . Não há uma necessidade de dieta rigorosa com restrição total de alimentos basta o equilíbrio no consumo mantendo a dieta habitual sempre repleta de nutrientes.


Leia Também “A verdade vos libertará” (João 8, 32) Absolver é dar um viva à imoralidade Corrupção – recursos recuperados serão utilizados para saúde e educação O seu terapeuta é psicólogo?