Eles acreditam e se odeiam

Postado por: Neuro Zambam

Compartilhe

Na semana passada ouvi uma afirmação complicada: “eu não invisto naquela empresa porque o dono não é da minha religião”. Estas e outras atitudes são bem mais comuns do que se pode imaginar. A surpresa surgiu logo depois, quando soube que os dois professam a mesma crença, mas são de igrejas diferentes.

Às vezes somos tentados a pensar que essas atitudes vêm de pessoas com formação deficiente, baixa escolaridade ou algo assim. Mas não, desta vez foi de uma pessoa que tem pretensão de liderança, boa condição financeira e profissão reconhecida. Nesse sentido, temos vontade de dizer: então o que esperar dos outros? A construção da unidade, do respeito e do bom relacionamento é tarefa de todos e faz parte da boa convivência entre todos.

As posições de exclusão, quando posições dessa natureza fazem parte do dia a dia das falas e atitudes das pessoas. Algo de muito grave está acontecendo. Parece, apenas parece, que quando atingem pessoas supostamente mais esclarecidas, o problema é ainda mais grave.

Atitudes dessa natureza se igualam àquela afirmação: “eu nunca levantei o telefone para reclamar do que falaram ou divulgaram sobre o meu trabalho”. Entretanto, ele mandou o seu mandalete.

A Campanha da Fraternidade deste ano é um belo exemplo de como as Igrejas Cristãs podem empreender juntas propostas significativas de mudança de comportamento das pessoas e em vista do bem comum, sem renunciar às convicções de cada uma. Antes, demonstrarem como as associações e o respeito mútuo facilitam e não impedem a missão de cada uma. A exclusão e o fanatismo têm origem nas pequenas ações.

Em tempo: Por que outras igrejas, entidades, organizações não se associam também em causas nobres e relevantes?

Quase esqueço. Por que no interior destas as divisões aparecem mais que os gestos de unidade?

Leia Também Contenção de despesas em todas as classes Jaquetas femininas e masculinas inverno 2017 Juiz considera ilegal a cobrança da taxa de saúde suplementar Psicologia Jurídica