Brasil: país sem credibilidade

Postado por: João Altair da Silva

Compartilhe

   O  Brasil perdeu a última avaliação positiva, de país bom pagador de conta. Não há se quer uma agência de avaliação que nos dê crédito. E com razão! Um país onde o governo central manda um orçamento para o Congresso com um déficit de R$ 30 bilhões, não tem como esperar muita coisa. Ele já está comunicando previamente que não vai pagar.  Um país que enfrenta uma quebra de 4% na sua produção nacional, algo sem precedente, numa conjuntura mundial onde as demais economias apresentam recuperação, só pode ter variáveis internas que influenciam negativamente, ou seja, gastança para se reeleger e corrupção na Petrobras, que geraram descrédito.

Um país onde muitos estados não conseguem honrar a folha de pagamento se quer, atrasam pagamento de fornecedores, recorrem a dinheiro que não é seu como é o caso do Rio Grande do Sul, que fez um limpa na conta dos depósitos judiciais, dinheiro de credores. Como um país desse terá crédito?

Reclamamos do juro do cartão de crédito 430% ao ano. Nada mais é de que, tirando um pouco da ganância dos banqueiros, a taxa de risco dos inadimplentes. Aí entra o nosso papel como cidadão. Se pagássemos corretamento nossas contas as taxas de juros não seriam tão altas.

A perda do selo de bom pagador começa nos nossos atos como cidadãos, quando não honramos nossas promessas, não necessariamente financeiras.

Convidamos o presidente da Uampaf para vir na rádio, ele diz que vem e não vem. O secretário promete tapar o buraco da rua e esquece. O outro diz que amanhã vai trocar a lâmpada queimada e não troca. Outro secretário promete ao agricultor mandar a máquina de silagem, o produto seca e a máquina não aparece, perde o produto. No posto de saúde o médico comunica que não virá amanhã e não avisam os pacientes que tem consulta marcada, perdem a viagem. O vizinho pede uma chave emprestada para devolver em seguida e esquece. 

Sem pagamento de conta e de promessa, não há selo de garantia.    

Leia Também Brigada Militar deteve dois menores com revólver e moto furtada No Bairro a Bairro, prefeito anuncia nova unidade de saúde na grande Integração Jovem de Getúlio Vargas foi assassinado em Sertão Sest/Senat movimentam o Parque da Gare na manhã desse domingo