-Liturgia do terceiro domingo do Tempo Comum - 28/02/2016.

Postado por: Maria Vani Gehlen Ramos

Compartilhe
 -O SENHOR É BOM E MISERICORDIOSO. - Salmo 102(103), 8a.
Para lembrar: A palavra Quaresma vem do latim e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecede a festa ápice do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo.
É um tempo de penitencia e de rever o significado da vida.
-A primeira leitura do livro do 3,1-8a.13-15
Moisés recebeu do meio a uma sarça a mensagem do Senhor e a incumbência da libertação do povo oprimido. 
-A segunda leitura 1Coríntios 10,1-6.10-12
Paulo em sua mensagem faz uma releitura do Antigo Testamento e recomenda que não cometam os mesmos erros daquele tempo e que os acontecimentos sirvam de exemplo para que não cobicem coisas más.
-EVANGELHO - Lucas 13,1-9.
Neste evangelho recebemos a narrativa da figueira improdutiva e ameaçada de ser cortada e lançada ao fogo. 
Dois importantes ensinamentos partem desta narrativa. Primeiro, Jesus faz referencia ao massacre dos galileus que Pilatos ordenara e dos operários mortos na torre de Siloé. Questiona a culpabilidade e ao mesmo tempo afirma a misericórdia de Deus diante dos pecadores e de seus pecados.  O segundo ensinamento é a figueira estéril que simboliza o povo infiel à Aliança estabelecida. Jesus se compadece e propõe não cortá-la esperando assim que dê frutos.
A esterilidade da figueira faz-nos pensar nas muitas maneiras de se levar uma vida vazia, negando os frutos  que o Reino de Deus necessita para crescer. Ao mesmo tempo nos leva a olhar a nossa vida pessoal, sem medo e temores de castigo, mas confiados na misericórdia e na bondade de Deus Pai, que quer que comecemos cada dia uma nova vida. 
-Dá-nos, Senhor, a tua graça, e que respondamos prontamente a ela para que a nossa vida dê frutos para o teu Reino de paz, de justiça e de amor. 

Leia Também Igreja faz reflexão sobre a vida e a fé do brasieliro afrodescendente Igreja faz reflexão sobre a vida e a fé do brasieliro afrodescendente “Virtudes” é o tema da 8ª edição do calendário da APAE Presbíteros refletem sobre o cuidado de si mesmo em São Leopoldo