Os perigos da Alergia Alimentar

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe

A alergia alimentar é uma reação indesejável que ocorre após a ingestão de determinados alimentos ou aditivos alimentares.

O termo hipersensibilidade alimentar (geralmente usado como sinônimo de alergia alimentar) pode ser definido como uma reação clínica adversa, reproduzível após a ingestão de alérgenos (substâncias que desencadeiam a alergia) presentes nos alimentos, causados pela exposição a um estímulo em uma dose tolerada por pessoas normais.

A alergia alimentar sempre envolve um mecanismo imunológico, expressando-se através de sintomas muito diversos. A alergia alimentar é, simplificando ao máximo, uma resposta exagerada do organismo à determinada substância presente nos alimentos.

Muitas vezes as pessoas entendem que alergia alimentar é manifestada apenas por manchas na pele associado a coceira, no entanto, essa manifestado também pode desencadear ganho de peso, dores de cabeça, alteração intestinal, desequilíbrio orgânico.

A energia consumida pelo organismo para ser utilizada nas atividades extras se dissipa envolvida no processo e digestão , deixando a digestão lenta e o corpo com a sensação de peso.Quando você consome alimentos com potencial alérgico ele interfere na diminuição na atividade metabólica favorecendo o acumulo de resíduos e o ganho de peso.

É importante conhecer seu organismo, observar suas alterações fisiológicas e ainda a percepção quando um alimento não ”cai bem”.

A realização de exames de sensibilidade são sempre indicados e cada vez mais utilizados, e quando identificado os alimentos com esse potencial , estes devem ser retirados para melhorar a qualidade de vida.




Leia Também Um Fusca com roupa de Jipe Cuidado para com as crianças e os adolescentes Pedágios em rodovias são essências? O direito de ir e vir