Escolha a Vida!

Postado por: Dom Rodolfo Luís Weber

Compartilhe
Diante de ti ponho a vida e ponho a morte, mas tens que saber escolher; se escolhes matar, também morrerás; se deixas viver, também viverás. Então vive e deixa viver.

Esta música do Pe. Zezinho, SCJ, ajuda-nos a aprofundar o tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016: Casa comum, nossa responsabilidade. Na semana passada acentuava que era uma questão de fé, de amor Deus e ao próximo comprometer-se com o cuidado da casa comum.

Hoje acrescento que o cuidado da casa comum é uma questão de justiça e sobrevivência. Para salvar a vida humana é necessário que salvemos as condições de vida do planeta terra. Destruindo as condições de vida da terra automaticamente estaremos destruindo a vida humana. Nós humanos somos parte de um todo maior.

Portanto é uma questão de justiça respeitar vida, tanto para com a vida humana quanto com toda a criação. Justiça entre os seres humanos para superar as desigualdades existentes. Justiça para com todos os seres vivos para manter o equilíbrio e as condições de vida. Portanto, a Campanha da Fraternidade 2016 amplia a compreensão de justiça estendendo-a a todo ser vivo e não somente ao ser humano.

Concluo a reflexão apelando à mesma música do Pe. Zezinho: Não mais estas mortes sem sentido! Não poluirás e não matarás! A terra é pequena e limitada. Se a terra morrer, também morrerás! Também morrerás. (Em prol da vida. Pe. Zezinho - COMEP)




Leia Também 33º Domingo do Tempo Comum. O Enart, de novo! A importância de ter uma recepcionista/secretária preparada em seu consultório. Feito é melhor que perfeito