Liturgia do quinto domingo da Quaresma - 13/03/2016

Postado por: Maria Vani Gehlen Ramos

Compartilhe
-Sim, o Senhor fez por nós grandes coisas; ficamos exultantes de alegria. - Salmo 125(126), 3.
Penúltimo domingo do tempo quaresmal onde todos são convidados a rever a sua caminhada como seguidor de Cristo. Tempo propício para a conversão.
As duas primeiras leituras deste domingo: Isaías 43,16-21 e Filipenses 3,8-14.
-EVANGELHO: João 8,1-11 - 
A reflexão deste domingo poderia começar com uma pergunta: " Somos melhores do que os outros"? "Temos o direito de julgar os erros dos outros"?
Jesus diz na narração deste evangelho que somente a pessoa que está livre de faltas tem o direito de julgar os demais. "Não julgueis, para não serdes julgados" (Mt 7,1). Um a um dos que estavam dispostos a condenar a adúltera ao castigo de apedrejamento foram se retirando. "Atire a primeira pedra quem está livre de faltas" disse Jesus. Julgar é um comportamento comum. Exige-se perfeição nas atitudes e comportamento dos outros e não vemos o cisco no próprio olho. 
Deus é o único que tem o direito de julgar. Ninguém é suficientemente bom para julgar os outros. O único sentimento pelo pecador, sustenta Jesus, é a misericórdia. Jesus chama atenção para a atitude dos hipócritas e os interpela. Para a mulher Jesus perdoa suas faltas e pedindo para que voltasse para casa e não pecasse mais, a protegeu. Ofereceu para ela uma nova oportunidade de rever a sua vida. 
Todos somos passíveis de erros que podem ser reparados e principalmente perdoados quando, com sinceridade, nos arrependemos e temos o firme propósito de não mais cometê-los. Entretanto, Deus sabe que uma vez perdoados os cometeremos novamente, mas,  sempre está disposto a nos dar mais uma oportunidade, tal qual a figura deste evangelho.
Durante todo o tempo da quaresma as leituras são voltadas para o perdão e a reparação de faltas cometidas. 
-TEM COMPAIXÃO DE MIM, SENHOR CLAMO PELO TEU PERDÃO. CONCEDA AO MEU CORAÇÃO PAZ E PERDÃO. -

ACOMPANHE A REFLEXÃO SOBRE O EVANGELHO DESTE DOMINGO COM O PADRE DARCY DE CARLI, DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA EM PASSO FUNDO!
                                                                                                                                                  

Reflexão sobre o Evangelho de Domingo, com o padre Darcy de Carli - 13/03/2016

Leia Também Igreja faz reflexão sobre a vida e a fé do brasieliro afrodescendente Igreja faz reflexão sobre a vida e a fé do brasieliro afrodescendente “Virtudes” é o tema da 8ª edição do calendário da APAE Presbíteros refletem sobre o cuidado de si mesmo em São Leopoldo