Liturgia do quinto domingo da Quaresma - 13/03/2016

Postado por: Maria Vani Gehlen Ramos

Compartilhe
-Sim, o Senhor fez por nós grandes coisas; ficamos exultantes de alegria. - Salmo 125(126), 3.
Penúltimo domingo do tempo quaresmal onde todos são convidados a rever a sua caminhada como seguidor de Cristo. Tempo propício para a conversão.
As duas primeiras leituras deste domingo: Isaías 43,16-21 e Filipenses 3,8-14.
-EVANGELHO: João 8,1-11 - 
A reflexão deste domingo poderia começar com uma pergunta: " Somos melhores do que os outros"? "Temos o direito de julgar os erros dos outros"?
Jesus diz na narração deste evangelho que somente a pessoa que está livre de faltas tem o direito de julgar os demais. "Não julgueis, para não serdes julgados" (Mt 7,1). Um a um dos que estavam dispostos a condenar a adúltera ao castigo de apedrejamento foram se retirando. "Atire a primeira pedra quem está livre de faltas" disse Jesus. Julgar é um comportamento comum. Exige-se perfeição nas atitudes e comportamento dos outros e não vemos o cisco no próprio olho. 
Deus é o único que tem o direito de julgar. Ninguém é suficientemente bom para julgar os outros. O único sentimento pelo pecador, sustenta Jesus, é a misericórdia. Jesus chama atenção para a atitude dos hipócritas e os interpela. Para a mulher Jesus perdoa suas faltas e pedindo para que voltasse para casa e não pecasse mais, a protegeu. Ofereceu para ela uma nova oportunidade de rever a sua vida. 
Todos somos passíveis de erros que podem ser reparados e principalmente perdoados quando, com sinceridade, nos arrependemos e temos o firme propósito de não mais cometê-los. Entretanto, Deus sabe que uma vez perdoados os cometeremos novamente, mas,  sempre está disposto a nos dar mais uma oportunidade, tal qual a figura deste evangelho.
Durante todo o tempo da quaresma as leituras são voltadas para o perdão e a reparação de faltas cometidas. 
-TEM COMPAIXÃO DE MIM, SENHOR CLAMO PELO TEU PERDÃO. CONCEDA AO MEU CORAÇÃO PAZ E PERDÃO. -

ACOMPANHE A REFLEXÃO SOBRE O EVANGELHO DESTE DOMINGO COM O PADRE DARCY DE CARLI, DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA EM PASSO FUNDO!
                                                                                                                                                  

Leia Também Festa de São Vicente de Paulo reuniu comunidades Papa Francisco apresenta mensagem aos novos sacerdotes Encerrada a 56ª Assembleia da CNBB Assembleia da CNBB: divulgada nota sobre as eleições 2018