Como está sua função renal?

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe
Os rins são dois órgãos localizados em ambos os lados da coluna vertebral, atrás das últimas costelas, e medem aproximadamente 12 centímetros. Pesam cerca de 150 gramas cada.

Têm funções de eliminar as toxinas ou dejetos resultantes do metabolismo corporal: uréia, creatinina, ácido úrico, etc; manter um constante equilíbrio hídrico do organismo, eliminando o excesso de água, sais e eletrólitos, evitando, assim, o aparecimento de edemas (inchaços) e aumento da pressão arterial; e ainda atuar como órgãos produtores de hormônios: eritropoetina, que participa na formação de glóbulos vermelhos; a vitamina D, que ajuda a absorver o cálcio para fortalecer os ossos; e a renina, que intervém na regulação de pressão arterial.

Os fatores que mais afetam a função renal são: diabetes descompensado, hipertensão , consumo inadequado de medicamentos e consumo excessivo de sódio.

A OMS –Organização Mundial de Saúde recomenda que o consumo de sal seja no máximo cinco gramas mas o brasileiro consume três vezes mais.

Os itens que devem ser eliminados da dieta que concentram muito sódio são: embutidos, caldos em tabletes , produtos diet, biscoitos e produtos industrializados em geral, sucos de caixinha entre outros.

É importante além de minimizar o consumo de produtos industrializados, recorrer aos temperos naturais, retirar o saleiro da mesa e aumentar a ingestão de água.

Nenhum líquido substitui a água. É importante contemplar com água toda a ingestão de outros líquidos como café, chá ou chimarrão .

Lembre-se: quanto maior for o tempo de prateleira de um alimento, menor será o seu tempo...




Leia Também Correios está resolvendo seus problemas O time que perdeu para ele mesmo Alimentos transgênicos e potenciais riscos para a saúde Vou operar! O que fazer?