Liturgia de Domingo de Ramos - 20/03/2016

Postado por: Maria Vani Gehlen Ramos

Compartilhe
-Meu Deus, Meu Deus, por que me abandonastes? - Salmo 21(22),2a.
Em sua agonia Jesus se dirige ao Pai. Imaginemos a sua angústia sabendo que seria traído e morto. Jesus revestido da condição humana, SOFRE.
O Evangelho deste final de semana: Lucas 22,14-23,56, abre as portas da semana santa e lembra a entrada triunfante de Jesus em Jerusalém e o relato da paixão segundo São Lucas. Ele que sempre se opusera a toda manifestação pública, agora, nas vésperas de sua morte, aceita ser publicamente aclamado: "Hosana ao Filho de Davi". Este mesmo povo que o aclama entusiasticamente irá condená-lo: "Crucifica-o, crucifica-o". Jesus aclamado como um rei. Um rei humilde e manso, um "servo sofredor". 
A semana santa que chega vai, em sua liturgia, nos ajudar a compreender melhor o valor da Paixão do Senhor; irá nos ajudar a compreender melhor o grande e único motivo pelo qual o Senhor aceitou o caminho da humilhação e da morte; amor para com Seu Pai; amor para com os homens, os quais seu coração de Pastor, traspassado, quer reconciliar com o Pai. Filipenses 2,6-7:"Cristo, embora sendo de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus; mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo", (segunda leitura).
Façamos nesta semana santa uma retomada na nossa caminhada como cristãos e seguidores de Jesus, começando com o SILENCIO. Fujamos do barulho desnecessário e deixemos o silencio tocar profundamente o nosso coração. É no silencio que se encontra verdadeiramente a Deus. Ele quer nos falar. Vamos escutá-lo? 


ACOMPANHE A REFLEXÃO SOBRE O SANTO EVANGELHO DESTE DOMINGO COM O PADRE FÁBIO MORAES.

Reflexão sobre o Evangelho do Domingo de Ramos (20/03) com o padre Fábio Moraes, de Passo Fundo.

Leia Também Igreja faz reflexão sobre a vida e a fé do brasieliro afrodescendente Igreja faz reflexão sobre a vida e a fé do brasieliro afrodescendente “Virtudes” é o tema da 8ª edição do calendário da APAE Presbíteros refletem sobre o cuidado de si mesmo em São Leopoldo