Cuidando da Saúde Intestinal

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe
Falar sobre o funcionamento intestinal é algo que sempre causa estranheza entre as pessoas. Mas é um dos fatores mais importantes que nosso organismo necessita para nos manter saudáveis.

O intestino é um órgão que mede na sua totalidade nove metros , segmentados em sete metros e meio denominando intestino delgado ,e um metro e meio intestino grosso.

A função primária do intestino é absorver água e nutrientes, o qual depende da microbiota intestinal para auxiliar a digestão e absorção de nutrientes , sendo esta responsável pelo controle da imunidade e produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem –estar.

Para alguns profissionais da saúde, o intestino é considerado o segundo cérebro pois se este órgão está com o funcionamento adequado o sistema nervoso estará equilibrado .

Por isso, é recomendado ingerir diariamente 25 gramas de fibras, 3 a 5 porções d frutas e 1 ml por quilocaloria ingeria de água para normalizar a simbiose intestinal e ao mesmo tempo é necessário diminuir o consumo de produtos refinados, como açúcares, pães e doces .

Para algumas pessoas alérgicas ou intolerantes à determinadas substâncias é necessário retirar esses itens do cardápios, pois a restrição desses elementos diminuirão o impacto sobre a parede intestinal . Mas antes mesmo, de excluir esses itens da dieta habitual por modismos ,tenhas a certeza de que deves evitar r esses componente da sua dieta pois você poderá se tornar intolerante futuramente.

Manter hábitos regrados como: alimentação adequada, prática de atividade física regular: ingestão de água correspondente as necessidades , entre outros fatores tendem a melhorar a função intestinal e equilíbrio orgânico .




Leia Também “A verdade vos libertará” (João 8, 32) Absolver é dar um viva à imoralidade Corrupção – recursos recuperados serão utilizados para saúde e educação O seu terapeuta é psicólogo?