Alimentos para Melhorar a imunidade

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe
Em períodos de gripes e resfriado o ideal é reforçar as defesas do organismo através da alimentação. Sabe-se, que a alimentação adequada ajuda a melhorar as respostas orgânicas além de preservar a motilidade intestinal o que favorece o controle da imunidade.Abaixo encontram-se alguns alimentos que favorecem o fortalecimento da defesas naturaisdo nosso organismo:

1 Alho: Tem função imunoprotetora e uma boa dose de selênio e zinco, nutrientes importantes para evitar gripes, resfriados e outras doenças. Pode ser consumido no tempero das preparações e adicionado cru para preservar os componentes.

2 Cebola: a quercitina presente no alimento é um potencializador da função imune, prevenindo doenças virais e alérgicas devendo-se, também usar como temperos ou crua na salada

3 Açaí, lichia, laranja : Ricas em vitamina C, auxiliam na imunidade e possuem propriedades antiinflamatórias. Recomenda-se o consumo de uma porção (cerca de 100 gramas) por dia.

4: Peixes: O ideal são arengue, cavala, salmão, bacalhau , atum e sardinha , são ricos em ácidos graxos ômega – 3 , auxiliam na função imunológica por possuir ação anti-inflamatória e regular os bio marcadores intestinais. Geralmente a dieta brasileira não contempla as necessidades deste componentes por isso na maioria é utilizado na forma de suplementação em cápsulas.

5 Aveia: Rica em fibras solúveis, insolúveis, aventraminas , vitaminas E, complexo B e ácido graxo ômega 3, zinco ,regulando a função intestinal favorecendo a ação das bífido bactérias que possuem a ação de neutralizar bactérias nocivas eliminando através das fezes , além de favorecer o aproveitando do zinco que modula a resposta imune.

5 Levedo de Cerveja e Castanhas do Pará: Ricos em vitaminas do complexo B, vitamina C, ácidos graxos ômega 3 e zinco o qual é responsável pela formação dos linfócitos que equilibram as defesas orgânicas.

6 Vegetais verdes escuros . Ricos em vitaminas do complexo B, C , Selênio, silício, vitamina A. Formam e fortalecem as células de defesas do organismo, assim como os vegetais amarelo alaranjado como cenoura, moranga, mamão e abóbora.

7 Iogurtes : Possuem lactobacillus accidophilus,os quais neutralizam as bactérias patogênicas por possuir forte ação de bactérias colônicas que agem na mucosa intestinal melhorando a absorção de vitaminas e minerais. Em muitos casos há a necessidade de reposição desse elemento para melhorar a absorção de todos os outros elementos.

Além destes, controlar o estresse é um dos fatores mais importantes para manutenção o sistema imunológico pois o estresse influencia a produção de cortisol que desregula o sistema imunológico.




Leia Também A quem interessa a não vinda da Havan? Óleo de cozinha usado. O que fazer? Unidade no essencial Da necessidade do uso da força no embate ao crime