Não ofereça açúcar ao seu filho antes dos dois anos de idade

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe
O comportamento alimentar ocupa atualmente um papel central na prevenção e no tratamento de algumas doenças.

A alimentação durante a infância, ao mesmo tempo em que é importante para o crescimento e desenvolvimento, pode também representar um dos principais fatores de prevenção de algumas doenças na fase adulta. Freqüentemente a família brasileira , os fatores sociais e os ambientais podem influenciar o padrão alimentar das crianças.

A formação dos hábitos alimentares na infância tem como auge os dois anos de idade, por isso tudo aquilo que estimulares nesse período, aumenta a tendência a perpetuar como hábito alimentar.

As refeições devem ser ofertadas sem adição de sal e açúcar pois o organismo infantil não possui necessidade dessa adição e ainda não tem receptores enzimáticos para digestão do excesso de açúcares e sal aumentando os risco de ocorrência de sobrepeso e diabetes, futuramente.

Deve-se evitar também, incluir na dieta dos pequenos, alimentos industrializados, os quais concentram produtos químicos incapazes de serem digeridos pela imaturidade fisiológica.

Se for adicionado açúcares nesse período, aumentará as chances dessa criança buscar alimentos com as mesmas características aumentando o consumo de produtos com alta densidade energética, favorecendo o ganho de peso e algumas deficiências nutricionais

Os alimentos que devem ser evitados nesse período são: Chocolates, doces, marshmallow, balas pirulitos, açúcares de qualquer tipo, achocolatado, sal, salgadinhos, biscoito recheado, embutidos em geral, refrigerantes, bebia láctea, petit suisse , sucos industrializados, gelatina, comidas prontas industrializadas incluindo papinha em pote pronta , macarrão instantâneo.

O importante é a família r alimentar-se de forma saudável , buscando alimentos o mais natural possível e colorido, isso estimulará a criança a ter uma alimentação equilibrada pois os hábitos alimentares dela são reflexo dos hábitos da família.




Leia Também Pobreza de propostas em campanhas eleitorais Alimentos aquecidos a altas temperaturas e risco de câncer Armando, Nicanor e Itamar. Nossa Senhora Aparecida, clamamos por paz!