-DIA DO TRABALHO E DO TRABALHADOR - 01/05/2016

Postado por: Maria Vani Gehlen Ramos

Compartilhe
"Jacó foi pai de José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus". Mt 1,16
No auge de um crescente mal estar no mundo operário, o Congresso Socialista, realizado em Paris, em 1889, declarou a data de primeiro de maio como o Dia do Trabalho. Na proposta estavam assinaladas estratégias de luta pela redução da jornada de trabalho, melhores condições de trabalho e melhores salários. O contexto era de luta contra o capital,não excluindo a greve ou meios violentos.
O Papa Pio XII usou, nesta data, como modelo de um trabalhador o carpinteiro José, esposo de Maria e pai adotivo de Jesus. Foi a maneira de introduzir a dimensão do amor neste mundo conflitivo. E o amor supõe a justiça. Capital e trabalho, direitos e deveres, patrões e operários devem convergir para um fim único. Este fim único é o bem comum de todos.
(Livro o tempo de Deus de Aldo Colombo).
PARA MEDITAR:
"Estou pronto a me tornar cristão, se encontrar cristãos que vivam o Sermão da Montanha". (Mahatma Gandhi).
-Como é o nosso ambiente de trabalho? Somos reconhecidos pelo nosso esforço e conhecimento? Fazemos jus ao salário que recebemos? Como é a nossa convivência com chefes e colegas de trabalho?

Leia Também Paraí e Ivoti elegem seus prefeitos Brigada Militar deteve dois menores com revólver e moto furtada No Bairro a Bairro, prefeito anuncia nova unidade de saúde na grande Integração Jovem de Getúlio Vargas foi assassinado em Sertão