Alimentos para Melhorar a saúde Intestinal

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe
Uma das maiores queixas que os nutricionistas escutam é sobre a alteração do funcionamento intestinal , cerca de 20% da população brasileira sofre com esse problema no qual atinge principalmente as mulheres.

O tratamento para regularizar sua funcionalidade envolve, mudanças nos hábitos de vida, os quais devem ter inclusão de prática de atividades físicas, regulação de hábitos alimentares, e muitas vezes tratamento psicológico.

Você sabia que a palavra “enfezado” vem de “fezes”? É que, quando alguém está com o intestino preso, costuma apresentar também mau humor. Isso ocorre porque o intestino contém bífido bactérias que estimulam o trânsito intestinal e também interferem na produção de neurotransmissores o que proporcionam bem –estar .

Com o tempo, nosso intestino sofre diminuição da ação dessas bactérias o que acarreta no agravamento do problema.

A saúde do intestino vai além de funcionar todos os dias ou não pois se você consome alimentos irritantes da sua mucosa de revestimento o intestino irá sofrer alterações e alterar o funcionamento.

O intestino é um órgão que vai além de somente produzir fezes ele também é responsável por muitos outros mecanismos fisiológicos, por exemplo controle do sistema nervoso e melhora da imunidade.

Para melhorar a saúde desse órgão é importante se observar, ter sua auto percepção pois na correria do dia a dia muitas vezes você se alimenta e tem produção de gazes ou alteração do fluxo e consistência das fezes sem saber qual alimento foi o causador.

Para melhorar o funcionamento intestinal deve-se incluir alimentos ricos em fibras consumindo preferencialmente frutas e verduras com cascas, cereais integrais, incluindo linhaça, gergelim (na forma de farinha ), chia , aveia , psylium leguminosas, laticínios por conter elementos pro bióticos e principalmente aumentar a ingestão de água.

Não é a toa que alguns profissionais de saúde consideram o intestino como nosso segundo cérebro.






Leia Também 3º Domingo do Tempo Comum. Que seja feita justiça no caso “Lula” “A verdade vos libertará” (João 8, 32) Absolver é dar um viva à imoralidade