-SOLENIDADE DE PENTECOSTES - 15/05/2016.

Postado por: Maria Vani Gehlen Ramos

Compartilhe
PENTECOSTES, do grego, pentekosté, é o quinquagésimo dia após a Páscoa. Comemora-se o envio do Espírito Santo à Igreja. 
A partir da Ascensão de Cristo, os discípulos e a comunidade não tinham mais a presença física do Mestre.
Em cumprimento à promessa de Jesus, o Espírito foi enviado sobre os apóstolos. Dessa forma, Cristo continua presente na Igreja, que é continuadora de sua missão.
A origem do Pentecostes vem do Antigo Testamento, uma celebração da colheita (Êxodo 23,14), dia de alegria e ação de graças. O povo oferecia a Deus os primeiros frutos que a terra tinha produzido. 
No Novo Testamento, o Pentecostes está relatado no livro dos Atos dos Apóstolos 2,1-13 (primeira leitura deste final de semana).
Pentecostes é a coração da Páscoa de Cristo. Nele, acontece a plenificação da Páscoa, pois a vinda do Espírito Santo sobre os discípulos manifesta a riqueza da vida nova do ressuscitado no coração, na vida e na missão dos discípulos.
Podemos lembrar também as palavras do Papa Francisco na sua Exortação apostólica Evangelii Gaudium: " No Pentecostes, o Espírito faz os Apóstolos saírem de si mesmos e transforma-os em anunciadores das maravilhas de Deus, que cada um começa a entender na própria língua. Além disso, o Espírito Santo infunde a força para anunciar a novidade do Evangelho com ousadia (parresia), em voz alta e em todo tempo e lugar, mesmo contra a corrente. ...Jesus quer evangelizadores que anunciem a Boa Nova, não só com palavras, mas, sobretudo, com uma vida transfigurada pela presença de Deus". 
-Se enviais, porém, o vosso sopro, eles revivem e renovais a face da terra. Salmo 103(104),30.
Somos conduzidos pelo Espírito Santo de Deus em nossa vida onde tudo se torna novo.

Leia Também Papa: corrupção é um “vírus social” na América Latina Papa Francisco teme guerra nuclear: 'Estamos no limite' Papa Francisco inicia visita à América Latina Igreja no Brasil anuncia solenidades móveis do ano