A importância dos Lactobacillus para nossa saúde

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe
Cada vez mais, estudos referenciam o impacto dos lactobacillus para saúde humana , os quais mantém a integridade da função intestinal e melhoria das condições de saúde . Existem vários tipos de bactérias do gênero lactobacillus que, ao serem ingeridas, atravessam o estômago e chegam vivas ao intestino, ao contrário da maioria dos microorganismos. Por isso, o adjetivo “vivos” geralmente acompanham o nome em produtos encontrados facilmente no supermercado.

Os lactobacilos agem na microbiota (flora intestinal), melhorando a integridade da parede do intestino e assimilando alguns nutrientes fundamentais, como vitaminas e minerais.

As principais fontes deste tipo de bactéria são o leite, o iogurte e o queijo fresco. Existe ainda o leite fermentado, que pode ser ingerido diariamente. Determinados casos pode haver a necessidade de complementação através de cápsulas ou saches.Os lactobacillus têm como benefícios:

- Equilibrar o funcionamento intestinal

Impedir a multiplicação de bactérias
nocivas

Inibir a produção de toxinas

Melhorar a digestão

Fortalecer o sistema imunológico

Redução do colesterol

Prevenção do câncer de colón

A microbiota intestinal é responsável por muitos processos orgânicos, que facilitam a digestão e a absorção de muitos nutrientes, protegem o corpo contra infecções, regularizam o trânsito intestinal e facilitam a eliminação de substâncias tóxicas ao nosso organismo.

Quando utilizamos indiscriminadamente antibióticos, destruímos as bactérias boas e más, perturbando o delicado equilíbrio da microbiota .

Outros vilões causam problemas são as dietas sem orientações, estresse e produtos químicos do meio ambiente que fazem com que as bactérias benéficas sejam destruídas.

Preservar a saúde intestinal é manter a qualidade de vida.


Leia Também “A verdade vos libertará” (João 8, 32) Absolver é dar um viva à imoralidade Corrupção – recursos recuperados serão utilizados para saúde e educação O seu terapeuta é psicólogo?