Que lanche seu filho consome?

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe
Sabemos o quanto a escola influencia o hábito alimentar da criança, por isso , a hora do lanche deve ter além do objetivo de nutrir a criança ou adolescente, estimular a formação de hábitos alimentares corretos.

O lanche deve ser apropriado em cada faixa etária respeitando os limites de cada criança, cada faixa etária tem uma necessidade específica mas é importante levar em consideração que a idade escolar, tal como em outras fases do crescimento e desenvolvimento da criança, a alimentação saudável é um dos fatores determinantes para um desenvolvimento adequado e promoção da sua saúde, prevenindo por outro lado, doenças associadas à má alimentação, das quais a mais conhecida e difundida é a obesidade.

Dessa forma, aqueles que levam o lanche saudável acabam estimulando a formação de hábitos corretos dos demais, devendo-se

priorizar ao menos três grupos alimentares: 1 porção de laticínio (leite, iogurtes, bebida láctea,kefir, queijo, ricota, creme de ricota ), 1 fruta, e 1 carboidrato (pães integrais, biscoitos, cereais integrais ). Não esquecendo de acondicionar em embalagem térmica para garantir a segurança do produto.

Escolha as frutas da estação, que têm menos agrotóxicos, e dê preferência às que podem ser consumidas com casca ou que sejam fáceis de descascar, lembrando que a maioria delas perde vitaminas e oxida (fica com aparência escura) após serem cortadas.

Os hábitos alimentares desenvolvidos na infância determinam o comportamento alimentares na idade adulta. Os pais, a família e os educadores em geral desempenham

um papel muito importante na aprendizagem do “saber comer” porque, a semelhança do que acontece em outras áreas do saber, as crianças não estão dotadas de conhecimentos para escolher os alimentos em função do seu benefício e valor nutricional.

- Como fazer uma "merenda" saudável?

Lanche 1: banana picada com aveia e mel, iogurte

Lanche 2: sanduíche de patê de frango com legumes ( pão integral, patê de frango (frango refogado com legumes liquidificados creme de ricota , alface, tomate e cenoura ), suco de morango

Lanche 3: Biscoito integral de cacau, iogurte e pera

Lanche 4: Bolo integral de banana, iogurte e chá de frutas gelado

Lanche 5: Bolo caseiro de fubá + 1 queijo processado + 1 copo de suco natural de mamão;

Lanche 6: Salada de frutas, granola (deve ser levada e potinho separado ) , iogurte

Os sucos naturais devem ser feitos no horário mais próximo possível antes de sair de casa e, assim como os lanches, devem ser acondicionados em lancheiras térmicas ou na geladeira da escola, se possível.

Deve ser evitados, os alimentos gordurosos, salgadinhos de pacote, biscoitos recheados, refrigerantes e sucos artificiais e não esquecendo de incluir sempre uma garrafa de água para manter a hidratação.

Portanto, as crianças apreendem os hábitos alimentares através da observação dos adultos, vivenciando a escolha, preparação e produção dos alimentos.



Leia Também “A verdade vos libertará” (João 8, 32) Absolver é dar um viva à imoralidade Corrupção – recursos recuperados serão utilizados para saúde e educação O seu terapeuta é psicólogo?