Liturgia do décimo domingo do Tempo Comum

Postado por: Maria Vani Gehlen Ramos

Compartilhe
-Eu vos exaltarei, Senhor, porque me livrastes, dentre os que descem para o túmulo, vós me salvastes. - Salmo 29(30),2a.4b.
Durante este tempo chamado, liturgicamente, de Tempo Comum as primeiras leituras, nas celebrações de finais de semana voltam para o Antigo Testamento e nas segundas leituras teremos as Cartas Paulinas.
Neste final de semana a primeira leitura do livro 1Reis 17,17-24 e a segunda leitura do Apóstolo Paulo aos Gálatas 1,11-19.
No Evangelho de Jesus Cristo, segundo evangelista Lucas 7,11-17 - nos convida a desvendar os segredos do coração de Deus, apontando o coração de uma mãe viúva que se prepara para enterrar seu único filho. Somente aquele que já sentiu essa dor poderá avaliar, ou se aproximar, um pouco, dos sentimentos dessa mãe. Diz o evangelho que Jesus chega a cidade de Naim com seus discípulos e se depara com o cortejo fúnebre. Sente uma imensa compaixão pela mãe que sofre, se aproxima e ordena que o filho morto se levante. Este levantou diante de todos e a notícia se espalhou por toda a Judeia.
Este evangelho nos leva a pensar nos tantos temores que sentimos na atualidade. Medo de doenças, modo dos efeitos da natureza, de sofrer com a morte de alguém, de passar por necessidades, medo dos outros e de si mesmo. MEDO DO MEDO.
Sabemos da insegurança em que vivemos e dos perigos que enfrentamos diariamente em nossa vida. O mundo de hoje, infelizmente, não nos oferece mais segurança de sair às ruas, despreocupadamente. Tememos pela nossa vida, pela vida das pessoas que fazem parte da nossa  e tantas situações mais que, diariamente, nos informam os meios de comunicação.
Entretanto, não nos sintamos abandonados pelo nosso Deus, que é misericórdia, em nossos medos. Ele nos vê, nos ouve, se compadece e desce até nós, fazendo-nos perder o medo, encorajando-nos e fazendo-nos levantar de tantos motivos de morte para uma vida nova. 
-LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.-

ACOMPANHE A REFLEXÃO SOBRE O EVANGELHO DO DOMINGO COM O PADRE MAICO ROSSETO, DA PARÓQUIA SANTA TERESINHA.

Reflexão do padre Maicon Rosseto sobre o Evangelho de domingo - 05/06/2016

Leia Também Igreja faz reflexão sobre a vida e a fé do brasileiro afrodescendente Igreja faz reflexão sobre a vida e a fé do brasieliro afrodescendente “Virtudes” é o tema da 8ª edição do calendário da APAE Presbíteros refletem sobre o cuidado de si mesmo em São Leopoldo