Envelhecendo com qualidade de vida

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe
O envelhecimento da população brasileira é um fato irreversível, e que deverá se acentuar, no futuro próximo imediato. O impacto desta nova "ordem demográfica" é imenso o que impacta diretamente os serviços públicos de saúde.

O idoso não é uma prioridade, como pode ser visto nos países industrializados. No entanto, eles estão aí para ficar e em proporções crescentes, passando de 6% da população, em 1980, para mais de 13% previstos para o início do Século XXI.

Um dos fatores primordiais para os profissionais da saúde é promover envelhecimento com saúde isso reflete vários fatores.O idoso sofre durante o passar dos anos algumas modificações fisiológicas:

- Redução da sensibilidade aos sabores salgados e doces: isso acarreta no aumentos do consumo de sal e açúcares o que poderá agrava o quadro clínico , sendo que sensibilidade a sede também é afetada

-Perda da massa magra e diminuição do metabolismo basal: Ocorre diminuição da massa muscular onde diminui a ação do metabolismo e aumento da gordura corporal, e também diminuição da motilidade intestinal.

-Diminuição da taxa de filtração do rim e do débito cardíaco :por isso é frequente ocorrer hipertensão arterial no arterial no idoso assim como o diabetes mellitus pois com o aumento da concentração de gordura ocorre uma sobrecarga do pâncreas lesionando algumas funções inclusive produção de insulina.

- Perda da massa óssea: Os ossos vão ficando enfraquecidos devido a diminuição da absorção de cálcio e também devido a perda de massa muscular.

- Transtornos do sistema nervoso incluindo depressão: Esse sintoma de tristeza profunda é muito frequente , e causado na maioria das vezes pela “síndrome do ninho vazio “ e pela exclusão na vida social.

Todas essas alterações , entre outras interferem diretamente no hábito alimentar ,evoluindo para alteração de peso e consequentemente agravamento de doenças.

Para evitar essas consequências é importante que o idoso tenha uma dieta rica em antioxidantes (vitaminas ) e minerais, fibras ( frutas em geral, mamão, banana , maçã com casca, laranja aveia, soja, linhaça, , água , pouca gordura de origem animal e moderada em sal.

Outros fatores contribuem para um envelhecimento saudável: Atividade física, vida social, evitar auto medicação, trabalhar a espiritualidade, controlar o stress.

A união de todos esses fatores garantem um envelhecimento com saúde qualidade de vida e felicidade.


Leia Também 4º Domingo da Páscoa. A quem interessa a não vinda da Havan? Óleo de cozinha usado. O que fazer? Unidade no essencial