A importância do café para saúde

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe

Se você está entre aquelas pessoas que adoram um café, mas já ouviu falar de que ele poderia causar câncer, fique tranquilo. A Organização Mundial da Saúde retirou o café da lista dos alimentos cancerígenos por comprovar que ele não tem esse potencial, mas sim a temperatura da água.

Assim como qualquer bebida quente, a temperatura da água não deve ultrapassar 65 graus, porque bebidas muito quentes podem favorecer a ocorrência de câncer de esôfago.

Mas o café é considerado um alimento com potencial antioxidante, ou seja, diminui a formação de radicais livres e promove a renovação celular, e ainda, tem praticamente 0% de calorias. É uma grande fonte de cafeína e constitui cerca de 95% do mesmo. Além disso, contem alguns nutrientes como: sódio, tiamina, niacina, Ácido fólico, fósforo, magnésio, manganês, potássio e riboflavina (vitamina B2).

 O café contém ácido clorogénico e a trigonelina alcalóide que auxilia na redução de glicose e insulina. É útil para pacientes diabéticos tipo 2, tem propriedades anticancerígenas por conter  ácido clorogênico, ácido caféico, fitoestrogênios e ajuda a reduzir o risco de câncer de mama.

Verificou-se que as pessoas que bebem café diariamente  reduziram  os riscos de câncer de esofágico, cancro da faringe e oral. Câncer de próstata e câncer de fígado também podem ser reduzidos por sua ingestão.

Contribui também para a melhora a memória, prevenção de demência e doença de Alzheimer, devido a um bloqueio nos efeitos de um neurotransmissor chamado adenosina. O bloqueio dos efeitos inibidores de adenosina ajuda a aumentar a eficiência do neuronal no cérebro e que libertam neurotransmissores como a dopamina e norepinefrina. Ela ajuda na melhorar o humor e alivia o stress. Doença de Parkinson também foi provada que podem ser reduzida pela sua ingestão.

Portanto, os efeitos maléficos estão em situações particulares em casos de hipertensão descontrolada, problemas cardíacos, entre outros. O importante também é moderar a ingestão, duas xícaras pequenas ao dia equivale a uma dose segura, mas não se esqueça de fazer a ingestão de água.

Em contar que é sempre um prazer tomar um café com amigos. Aproveite a dica.

 

Leia Também “A verdade vos libertará” (João 8, 32) Absolver é dar um viva à imoralidade Corrupção – recursos recuperados serão utilizados para saúde e educação O seu terapeuta é psicólogo?