Nutrientes para uma pele saudável

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe

A cada dia são descobertos novos nutrientes que beneficiam a pele, os cabelos e as unhas em fortes aliados da beleza.

Uma pele sadia, bonita, sem manchas, rugas e acne dependem de vários fatores  que dependem de hábitos regrados no nosso dia a dia, como:

· Manter uma alimentação saudável, equilibrada a base de frutas, legumes, verduras e carnes brancas, evitando alimentos gordurosos e industrializados, evitando o consumo de açúcar (sacarose) e de açúcar simples, devido seu efeito nefasto sobre o sistema digestivo e pela sua ação acidificante no sangue tende a criar problemas cutâneos, principalmente quando combinado com alimentos muito gordurosos, que impede a pele de respirar adequadamente;

· Ingerir cerca de 2 litros de água por dia ajuda a hidratar a pele de dentro para fora, além de purificar o organismo;

· Praticar atividade física ao ar livre, pois ajuda a levar sangue e nutrientes à pele e tonificando os músculos;

· Dormir em média 8 horas de sono todas as noites;

· Evite fumar. Fumar destrói a vitamina C, que mantém as fibras de colágeno presas à pele e a pele presa ao tecido adiposo subjacente, além de aumentar os radicais livres no organismo;

· Evitar bebidas alcoólicas;

Dos nutrientes que interferem na produção de colágeno, hidratação e nutrição da pele incluem-se:

Vitamina A (Retinol/Betacaroteno): Existem dois grupos de substâncias que se enquadram sob a designação de vitamina A. A vitamina A, ou retinol que se encontram nos alimentos de origem animal e a Provitamina A, normalmente denominados como carotenóides, que se transformam em vitamina A no intestino. Os carotenóides são antioxidantes naturais (previne o envelhecimento por inibir radicais livres, dando elasticidade a pele. A vitamina A além de outras funções atua na restauração da pele ao participar da formação de novos tecidos.

Fontes alimentares de Vitamina A (Betacaroteno): Vegetais ricos em betacaroteno (convertido em vitamina A pelo organismo) - Legumes e frutas de cores intensas e alimentos de origem animal: fígado, manteiga, leite, gema de ovos, sardinha, queijos gordurosos e outros.

Cobre: O Cobre é um mineral que promove a maturação de colágeno e atuam na síntese elastina, ambos responsáveis pela resistência e elasticidade da pele. Logo, a presença de cobre na alimentação é um importante aliado contra a flacidez da pele.

Fontes alimentares de cobre: grão-de-bico, nozes, lentilha, fígado, ostras, carne e outros.

Ômega 3: A ômega 3 é uma gordura cuja deficiência está ligada ao ressecamento da pele, ou seja, se seu problema é ressecamento: uma dieta rica em Ômega 3 vai auxiliar a recuperação da saúde da sua pele.

Também é ligada ao bom funcionamento do cérebro com melhora da concentração, das habilidades motoras e da memória além de aumentar a motivação e a velocidade de reação (reflexos).

Fontes alimentares de ômega 3:  Peixes de águas frias (atum, arenque, bacalhau, salmão, truta), sementes e  óleo de linhaça.

Vitamina C: A Vitamina C é uma poderosa aliada da beleza da pele. Antioxidante natural, a Vitamina C protege a pele contra os danos dos raios ultravioleta, aumenta a capacidade de cicatrização e a produção de colágeno (responsável pela elasticidade e firmeza da pele).

Fontes de Vitamina C:  Frutas cítricas, tomates, brócolis, pimentões e outros.

Vitamina E: A vitamina E é um antioxidante natural poderoso que protege as células do corpo dos radicais livres, ou seja: atua contra a deterioração das células, ação importante para retardar o envelhecimento. 

Leia Também “A verdade vos libertará” (João 8, 32) Absolver é dar um viva à imoralidade Corrupção – recursos recuperados serão utilizados para saúde e educação O seu terapeuta é psicólogo?