Permita-se ir além: Coaching empreendedor

Compartilhe

Sua empresa está no caminho certo? Há objetivos estratégicos e metas bem definidas para alcançar os resultados? Sua equipe está capacitada e comprometida com o processo e resultado?

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e com margens de rentabilidades baixas, fazer gestão de empresas com as equipes comprometidas é uma tarefa árdua e o maior desafio é se sobressair entre os concorrentes. Exige foco, capacitação, planejamento e muita responsabilidade.

O empreendedor, para ser produtivo e alcançar bons resultados, precisa saber aproveitar ao máximo as habilidades e tempo da sua equipe. Se planejar, organizar as tarefas diárias, definir prioridades, faz parte de uma gestão assertiva.

Coaching para empreendedores é uma ótima opção para aqueles que desejam desenvolver habilidades importantes para ampliar a visão sobre um objetivo e para tomar decisões mais assertivas em relação ao futuro do negócio e criar maior comprometimento das equipes.

O coaching apoia e direciona os profissionais, através de diversas ferramentas e técnicas de desenvolvimento humano, no alcance dos resultados desejados em um curto espaço de tempo.

Através dos processos de coaching, são realizados dez encontros com periodicidade semanal de aproximadamente uma hora e meia. O empreendedor será conduzido a planejar sua empresa com eficiência; descobrirá como alinhar metas e definir objetivos profissionais; será estimulado a identificar crenças e valores, bem como suas maiores forças e pontos de melhoria. Além disso, desenvolverá novas habilidades e aprimorará competências para atuar com perfeição em seu negócio, alcançando resultados palpáveis e permanentes.

O apoio do coaching é fundamental para quem está entrando no mercado como empreendedor ou necessita gerir uma empresa e não possui as ferramentas necessárias. Através dele é possível desenvolver aspectos como liderança, foco, automotivação, autoestima, autoconfiança, comunicação, gestão de tempo, tomada de decisões, treinamento e qualificação de equipes, aceleração de desenvolvimento, entre outros inúmeros benefícios.

Para quem já está decidido a investir em seu lado empreendedor, seguem algumas dicas de coaching que ajudarão a conduzir com mais tranquilidade o próprio negócio:

Seja apaixonado pela sua profissão: Investir numa atividade que lhe dê prazer é essencial para manter-se motivado mesmo diante de dificuldades.

Seja confiante: O empreendedor precisa confiar em sua capacidade de tomar decisões e superar desafios.

Foco no negócio principal: Elimine atividades que não trazem resultados e concentre-se no que pode render mais clientes e receita.

Tenha uma visão sistémica: Empresários de sucesso compreendem que mudanças são inevitáveis e que adaptar-se a elas é imprescindível para que o empreendimento cresça.

Planeje suas ações: Empreendedores bem-sucedidos sabem o que querem e criam um plano de ações para atingir seu objetivo.

Defina metas de longo e de curto prazo: Para impulsionar o desenvolvimento do negócio é preciso estipular metas viáveis de curto, médio e longo prazo. Assim, você saberá o que fazer para atingir seus objetivos no tempo certo.

Desenvolva equipes comprometidas: Você será o líder da empresa, por isso, precisa aprimorar sua habilidade de observar, ouvir, estimular e gerir seus colaboradores para obter equipes comprometidas.

Faça dos pontos de melhorias aprendizados: Em qualquer empreendimento as coisas nem sempre acontecem como se espera. Isso é comum e o empreendedor precisa aprender a lidar com imprevistos. Se algo não deu certo, retire as lições positivas e siga em frente.

Gratidão: agradecer e reconhecer todas as conquistas do cotidiano junto com as equipes, mesmo as menores, funciona como um incentivo para traçar novas metas e manter-se empenhado em fazer o empreendimento progredir.

Mesmo não sendo líder de alguma organização ou empresário, as atitudes empreendedoras podem ser praticadas em qualquer área da sua vida, principalmente, na profissional. Permita-se ir além é o poder lhe será dado.

Leia Também Precisamos ser competitivos Alimentação durante o tratamento da infecção urinária Estado falha e municípios pagam a conta da saúde O cão, o trigo e o Fusca