Coaching: Planejamento financeiro

Postado por: Vania Carteli

Compartilhe

Organizar suas contas, colocar todos os gastos em planilhas todos os meses pode parecer algo complicado e para muitos, até chato e sem resultado. Mas é preciso vencer os cinco primeiros meses, depois desse tempo vira rotina e tudo passa a ser feito naturalmente.

Vamos começar a organizar sua vida financeira? 

O primeiro passo para organizar suas contas é fazer e preencher corretamente a sua planilha mensalmente, nela precisa conter detalhadamente as despesas fixas, variáveis e supérfluas.

Pensando nisso, não vou sugerir um modelo de planilha para você seguir. O melhor a se fazer é adotar o roteiro que mais facilitar sua memória.

Quando você faz um orçamento mensal fica mais fácil prever os seus gastos e o que ficará disponível, e quanto mais detalhado for, mais simples descobrir para onde vai o seu dinheiro e poupar para quitar as dívidas.

Lembre-se de colocar em seu orçamento também, todos aqueles pequenos gastos como o café, água, bala, etc. Por mais que você ache que eles são mínimos, no final de um ano eles podem fazer uma grande diferença. Fazer o controle dessas saídas é importante para verificar o quanto eles são insignificantes a fim de reduzi-los.

Faça cortes necessários

Ao colocar tudo na sua planilha comece a identificar os gastos supérfluos, feito isso, você começará a ver onde mais dá para economizar.

É possível economizar no supermercado. É fato que algumas marcas têm uma grande influência sobre outras, mas ainda assim é possível trocar por uma marca um pouco mais barata.

Verifique se você usa realmente todo o pacote que a operadora do seu celular oferece caso não, procure um plano menor e mais em conta.

Na hora de abastecer o carro, pesquise bastante e veja onde realmente compensa abastecer.

Procure pagar suas contas antes da data de vencimento e evite a cobrança de multas e juros desnecessários.

Saiba dizer não para aquelas festas e saídas com amigos quando você sabe que não dá pra ir, com certeza eles vão te entender.

Dicas para organizar suas contas

Confira agora, algumas dicas simples para ajudar você a organizar suas contas, quitar suas dívidas e ainda poupar um dinheiro.

Organize-se

Procure saber exatamente quanto você ganha, onde gasta e como investe esse dinheiro. De posse dessas informações, converse com sua família para que possam definir juntos, o planejamento financeiro.

Saiba estabelecer objetivos e metas para que consiga encontrar formas fáceis de alcançá-las. E se pretende poupar dinheiro, lembre-se que esse valor não pode ser o que sobrar no fim do mês. Então, estipule um valor e separe assim que receber o seu salário.

Controle os gastos

Faça todos os cortes possíveis e se preciso, mude seus hábitos de forma a contribuir com isso. Ao sair, evite levar o cartão de crédito, prefira levar uma quantia em dinheiro.

Mantenha-se no controle

Com os gastos sob controle e as dívidas negociadas, para sair do vermelho de vez é fundamental ter força de vontade e manter-se no controle. É que claro que vão surgir muitas tentações pelo caminho, mas é preciso que você esteja firme em sua decisão.

Crie uma reserva

Ninguém está livre de imprevistos, e para evitar ser pego de surpresa tenha uma poupança reserva para atender essas emergências. Essa reserva evita que você apele para o cartão de crédito ou mesmo o cheque especial. Assim fica mais fácil evitar o risco de entrar no vermelho novamente.

Comemore

Sim! A cada dívida quitada saiba comemorar, isso torna o processo mais divertido e gratificante.

Pode ser um grande desafio retomar o controle de sua vida financeira, mas não há nada melhor do que ver o seu extrato bancário positivo. E conseguir esses resultados faz de você uma pessoa totalmente capaz de fazer escolhas mais sensatas no futuro.

Vania Carteli - Master Coaching - vania.carteli@ibccoaching.com.br

Leia Também 4º Domingo da Páscoa. A quem interessa a não vinda da Havan? Óleo de cozinha usado. O que fazer? Unidade no essencial