Adoçantes alimentares: O doce amargo da saúde

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe

Adoçante faz mal à saúde? Muitas pessoas evitam usar açúcares artificiais com medo dos males que eles podem causar. Mas também existem aquelas que abusam dos adoçantes sem ao menos saber suas consequências.

O consumo de adoçantes está cada vez mais difundido na população, sendo o  maior impacto no Brasil a partir do ano 2000, onde era utilizado somente por pessoas que tinham diabetes mellitus e não podiam consumir açúcar mas com o aumento da preocupação com o ganho de peso  os brasileiros começaram a recorrer a estes produtos.

Os adoçantes possuem a função de substituir o açúcar, podem ainda ser naturais ou artificiais. Os adoçantes são compostos pela associação de edulcorantes, que conferem o sabor doce, sendo que algumas marcas concentram mais de um tipo de edulcorante em suas fórmulas. Considera-se edulcorantes: Ciclamato de sódio, sacarina sódica, acessulfame-k, sucralose, stevia , aspartame.

As substâncias sacarina e ciclamato já são proibidas em alguns países. A primeira não pode ser usada no Canadá e a segunda nos Estados Unidos. Alguns testes feitos em camundongos resultaram em câncer na bexiga dos animais. Não é comprovado o risco em seres humanos, mas os estudos com animais incentivaram a proibição dos edulcorantes em alguns países, mas no Brasil ainda é permitido.

Alguns estudos relatam que com o aumento do consumo desses produtos, cresceram também os casos de sobre peso da população, pois como não utilizam açúcar adicional acabam compensando com aumento da ingestão calórica.

Outro tipo de edulcorante já evidenciado como efeito maléfico para a saúde é o aspartame o qual teria efeito teratogênicos (má formação fetal), e câncer.

Todas as formulações requerem cautela quanto ao uso, pois podem sobrecarregar a função renal por serem derivados de alguns tipos de sais.

Tendo em vista a necessidade de haver mais estudos para a devida comprovação, recomenda-se cautela e moderação quanto ao consumo e ainda se aplicado todos os princípios de uma reeducação alimentar certamente haverá melhoria da saúde e qualidade de vida.

Leia Também 15º Domingo do Tempo Comum. Medidas de segurança Copa do Mundo O Poder Judiciário sofre mais um golpe em sua credibilidade, acentuando a insegurança jurídica nacional.