Os ensaios e suas consequências

Postado por: Neuro Zambam

Compartilhe

Os espetáculos com forte repercussão, seja no meio popular, seja em círculos menores, porém de influência, são antecedidos por ensaios exigentes, repetitivos e com orientação segura e esclarecida.

Essa afirmação certamente lembra a todos as famosas peças de teatro, as cerimônias detalhadas, os filmes com fama reconhecida, entre outros.

As tragédias que marcam a humanidade também passam por essa rotina. Na sua estada na Polônia por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, o Papa Francisco visitou as ruínas de Auchwitz, um monumento à monstruosidade e à patologia de um segmento da sociedade onde o normal passa à longa distância e os sentimentos mais nobres e simples inexistem.

A visão dessa desgraça nos faz voltar ao silêncio e à impotência. Os ensaios e planos ou outras ações lá vividas foram arduamente ensaiadas, pensadas e executadas com maestria de um arquiteto ou a delicadeza de um artista.

Os genocídios e obras de arte do mal precisam ser denunciadas, recordadas, refletidas e passar pela capacidade humana de rezá-las e exercitar nosso espírito de reconciliação e concórdia, mesmo que isso possa parecer impossível diante desses fatos.

O holocausto é monstruoso e fácil de recordar porque está próximo e está sendo lembrado, refletido e contado rotineiramente. Além disso, está na Europa, que por dois mil anos foi o centro do mundo.

Mas vejamos: existem outros fatos gravíssimos na história que passam ao largo e precisam passar pelo crivo da história e da capacidade de reflexão do homem. A violência das ocupações na América (latina, do norte e central), o drama da escravidão, o genocídio da Armênia e outros.

Hoje, nesta reflexão, convido a todos para um olhar para o Continente Africano. O genocídio da Namíbia. Um ensaio vigoroso para outras tragédias. A leitura e a informação nos tornam mais humanos, o contrário pode nos tornar monstros.

Acesse esse Link: http://www.ihu.unisinos.br/noticias/558675-namibia-o-primeiro-genocidio-do-seculo-xx

 

 

Leia Também Contenção de despesas em todas as classes Jaquetas femininas e masculinas inverno 2017 Juiz considera ilegal a cobrança da taxa de saúde suplementar Psicologia Jurídica