Eu sei quem eu sou? Autoconhecimento para ter uma carreira promissora

Postado por: Vania Carteli

Compartilhe

 Às vezes, fazemos coisas sem pensar e quando nos damos conta, pronto, tudo já passou, não tem como remediar e ficamos tão surpresos conosco, mas por que será? Porque agimos automaticamente muitas vezes.

 Todos nós agimos conforme o que já está dentro de nós mesmos, desculpas, motivos e porquês, não mudam certas coisas. Nossas atitudes estão muito relacionadas com nossas experiências pessoais.  A nossa história de vida influência como reagimos diante das situações.

 O autoconhecimento nada mais é do que o conhecimento mais detalhado que uma pessoa tem dela mesma. É ruim olharmos internamente e não acharmos nossas respostas, sentir insegurança, não saber quem é a nossa verdadeira identidade.

Como posso me ajudar, me entender, me amar, se eu não sei quem sou?
Para ter uma carreira de sucesso é preciso saber o que desejamos alcançar, é preciso saber nossos limites e conhecer nossas capacidades. Por isso, é necessário cultivar o autoconhecimento. Quando nos conhecemos, temos segurança para tomar decisões, para realizar tarefas e otimizar resultados.

Por meio do Coaching, aprendemos porque funcionamos de certa forma e como podemos melhorar nosso comportamento de acordo com nossos objetivos. Assim, é possível traçar metas com clareza e ultrapassar barreiras profissionais com muito mais facilidade e eficiência.

O autoconhecimento é talvez a maior das ferramentas profissionais, porque tudo que fazemos com nossas carreiras é reflexo de como agimos e somos percebidos pelo mundo profissional.

Alcançar esse patamar pessoal é o maior passo que podemos dar para alcançar resultados Extraordinários e nos tornarmos verdadeiros líderes, que sabem a hora certa de assumir responsabilidades e, na mesma medida, entendem quando delegar é mais eficiente para sua equipe de trabalho na busca pelo resultado final satisfatório.

 Benefícios de uma pessoa que se conhece bem

·         Faz a escolha mais adequada de se comportar -  sendo possível diminuir o surgimento da frustração, ansiedade, baixa autoestima, instabilidade emocional e outros;

·         Tem maior controle sobre como quer viver, age e reage por meio de suas decisões, assim, opera cada vez menos na forma automática;

·         Tem maior controle sobre a própria emoção (negativas ou positivas);

·         Sabe priorizar o que é mais importante do que não é. Assim, consegue funcionar com mais saúde e equilíbrio.

·         Autoconhecimento desenvolve seu potencial e atinge resultados extraordinários.

 O que fazer para melhorar o autoconhecimento?

·                  Cada um precisa ter atitude consigo mesmo de compreensão e amor;

·                  Saber identificar as qualidades e os defeitos;

·                  Se aceitar como é; sendo composto por emoções e sentimentos - tanto positivos quanto negativos - para então poder enxergar o seu próprio eu.

·                  Identificar seus valores;

   A felicidade também está relacionada com o poder da escolha. Sendo assim, quanto mais uma pessoa se conhece, mais ela sabe o que é melhor para ela, mais coerente e certas são suas decisões.

Mas não nos enganemos de que com o autoconhecimento estaremos livres do sofrimento, pois em algumas horas iremos sentir tristeza, solidão e desamparo. Porém, quanto maior o autoconhecimento maior a atitude positiva e desempenho para superar os problemas. O conhecer-se bem muda a visão dos fatos negativos, convertendo qualquer situação difícil em experiência positiva.

Quanto maior o autoconhecimento menor será o desespero. Invista em autoconhecimento, invista em Coaching e faça sua carreira decolar!

 “Sua   visão se tornará clara apenas quando você puder olhar dentro de seu coração. Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro acorda."

 

Leia Também A subjetividade na perspectiva rizomática Cenário social x talentos do futebol Três gols de bola aérea: onde está o problema? A crônica de uma sentença anunciada