Deficiência vitamínica associado ao uso excessivo de medicamentos para problemas digestivos

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe

Os problemas digestivos associados à alta produção de ácido clorídrico (HCL)  no estômago têm acometido a qualidade de vida de muitas pessoas que recorrem primeiramente ao uso de medicamentos para controlar esses efeitos.

Os medicamentos considerados protetores gástricos, diminuem os sintomas da gastrite, pois diminuem a produção HCL do estômago melhorando o controle da dor. Esses medicamentos são considerados, o segundo medicamento mais consumidos no mundo, e são um avanço no tratamento das gastrites. O problema é que gastrite tem uma causa, e se você não corrigir essa causa o medicamento terá efeito somente paliativo e não curativo.

O uso contínuo e errado que a maioria das pessoas acaba fazendo, interfere no  processo para “mascarar “ a doença.

 A mim não cabe falar sobre o uso do medicamento, pois na minha área de atuação, inclui os efeitos da alimentação sobre a prevenção e diminuição dos efeitos das doenças gástricas.  

É necessário observar-se e retirar os alimentos que interferem no aumento da produção de suco gástrico, geralmente os que produtos que interferem são: alimentos ácidos, gorduras em geral, excesso de sal, temperos picantes, álcool, fumo e alguns conservantes químicos como glutamato monossódico e nitrato (salitre), entre outros.

Os últimos estudos mostram que o uso contínuo por mais de dois anos desses medicamentos diminuem consideravelmente a absorção de vitamina B12 (cobalamina), a qual tem um efeito importante no fortalecimento das hemácias, assim como, na proteção do sistema nervoso.

O que essas pesquisas tem comprovado é que ocorreram muitos casos de demência em idosos que utilizavam a longo prazo esses medicamentos além da presença acentuada de anemia.

Portanto, tratar gastrite, úlcera e outros problemas gástricos, deve-se primeiramente corrigir a alimentação na maioria das vezes diminuir o peso também pode ser importante, além de equilibrar a dieta para assim melhorar a qualidade de vida.

Leia Também “A verdade vos libertará” (João 8, 32) Absolver é dar um viva à imoralidade Corrupção – recursos recuperados serão utilizados para saúde e educação O seu terapeuta é psicólogo?