Origem e significado do nome "Jesus".

Postado por: Maria Vani Gehlen Ramos

Compartilhe
JESUS é um nome de origem hebraica que significa SALVADOR. As primeiras fontes de informações sobre a vida de Jesus, mais conhecido mundialmente são os quatro Evangelhos do Novo Testamento que relatam desde o seu nascimento até sua morte. As Escrituras Sagradas apontam Jesus como a "imagem do Cristianismo, o Redentor da humanidade."
Vários nomes são usados para designar Jesus, entre eles, Cristo, Senhor, Filho de Deus, Mestre, o Profeta, o Messias, o Cordeiro de Deus e Rei dos Judeus.
Segundo o livro de Thomas P..Rausch, Quem é Jesus? " Embora o Novo Testamento seja a mais importante fonte para nosso conhecimento a respeito de Jesus, é difícil usá-lo como ponto de partida, já que ele nos oferece, não uma, mas várias Cristologias. Os evangelhos sinóticos apresentam um Jesus muito diferente daquele que emerge do Evangelho de João. De modo geral, o Jesus dos sinóticos fala muito pouco a respeito de si mesmo. Está muito mais preocupado com o advento do Reino de Deus. ....
O evangelho de Marcos identifica Jesus como o Filho de Deus (Mc 1,1), mas, como ele principia sem a tradicional história natalina, fica difícil ver nessa fórmula algo que vá além do sentido adotivo: Jesus é declarado Filho de Deus por ocasião de seu batismo (Mc1.11).......
A Cristologia de Mateus e de Lucas é muito mais desenvolvida. Ambos apresentam Jesus como o Filho de Deus desde o tempo de sua concepção virginal. A reflexão de Lucas a respeito do mistério de Jesus estende-se até os eventos que precedem seu nascimento, incluindo aquilo que ficou conhecido como narrativas da infância. "
E no nosso tempo como conhecemos Jesus? A Igreja aponta Jesus como o Salvador, Aquele que veio encarnado da forma humana para salvar toda a humanidade. Foi portador de um Projeto de Amor que nos ensina como devemos viver, como seus fiéis seguidores e testemunhas. Sabemos que viveu na completa pobreza e foi fiel ao Plano de Seu Pai Celeste. Foi perseguido pelos poderosos porque se rebelou contra as injustiças em favor dos mais humildes. Valorizou as mulheres e crianças. Deu Sua própria vida para salvar a humanidade. Morreu na cruz, ao lado de dois ladrões e disse para um deles: "ainda hoje estarás comigo no paraíso".Quando de Sua ascensão ao céu prometeu a cada um de nós um lugarzinho no paraíso. 




Leia Também Quebra-molas são permitidos, “em casos especiais” Passo Fundo Futsal/Fasurgs/Zamil: uma grande equipe nos representou em 2017 A Taça Maldita! Eu só penso naquilo!