Alimentos para evitar a acne

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe

No período da adolescência começa a ocorrer o aparecimento da acne popularmente conhecido como espinhas. Isso ocorre devido a uma alteração hormonal que pode favorecer o aumento da oleosidade da pele e com isso aumenta a produção de sebo.

A glândula sebácea é estimulada por vários fatores de crescimento, principalmente quando há a alteração de glicemia, onde  o organismo altera a produção de insulina ocasionando o processo.

Alimentos com alto índice glicêmico como pães brancos, alimentos refinados, açúcares, refrigerantes, doces em geral e em alguns casos o consumo de leite  podem favorecer a ocorrência de acne.

Para que o organismo consiga manter os níveis glicêmicos e melhorar a saúde da pele é necessário ingerir muita água e manter uma alimentação regrada, abaixo são listados os elementos importantes durante esse tratamento:

Vitamina A: Essa vitamina ajuda a pele na medida em que diminui a produção de sebo das glândulas sebáceas, tornando a pele menos oleosa e inibindo a formação da acne. A vitamina A possui substâncias chamadas rodoxinas, que participam ativamente da recomposição celular, além de ter poder antioxidante (limpar as células). São fontes alimentares: Alimentos amarelo alaranjados, salmão, cenoura, brócolis, espinafre.

 Zinco: Por conta de seu poder anti-inflamatório e antioxidante, esse nutriente atua na pele criando um ambiente impróprio para o crescimento das bactérias causadoras das espinhas, além de ajudar a acalmar uma pele irritada. O zinco é encontrado em ostras, castanha do Pará e gérmen de trigo.

Vitamina C e E: Essas vitaminas têm potencial antioxidante e efeito calmante sobre a pele. A vitamina C fortalece a imunidade corpo e protege a pele das radiações solares, além de efeito anti-inflamatório, que ajuda a cicatrização e prevenção da acne. Essa vitamina participa ativamente da produção do colágeno, uma das principais substâncias de sustentação da pele. É por isso que a deficiência desse nutriente pode levar à acne, assim como o seu consumo regular pode diminuir a incidência.

Já a vitamina E é rica em antioxidantes e atua na regulação hormonal, evitando a produção de sebo. Fontes de vitamina C incluem laranjas, limões, mamão e acerola. Você pode obter a vitamina E a partir de batata-doce, nozes, azeite de oliva, sementes de girassol, abacate, brócolis e folhas verdes.

Selênio: Auxilia na renovação celular e diminuição dos radicais livres. Alimentos fontes de selênio incluem gérmen de trigo, atum, salmão, alho, castanha do Brasil, ovos e arroz integral.

Ômega 3: Possui ação anti-inflamatória, e esse tipo de gordura combate o envelhecimento e melhora a circulação sanguínea. Ao melhorar a circulação, o Ômega 3  melhora a oxigenação e nutrição celular, além de  participar do processo de renovação celular, mantendo a renovação e limpeza da  pele. Fontes de ômega 3 :  peixes - como salmão e sardinha, óleo de linhaça, nozes, sementes de girassol e amêndoas.

Manter uma reeducação alimentar, ingestão de água adequado,  redução do consumo de gorduras saturadas, trans. e açúcares certamente irão otimizar a saúde da pele e a qualidade de vida. 

Leia Também Correios está resolvendo seus problemas O time que perdeu para ele mesmo Alimentos transgênicos e potenciais riscos para a saúde Vou operar! O que fazer?