Sobre as funções de um Nutricionista

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe

No dia 31 de agosto comemora-se o Dia do Nutricionista, profissão que cresceu muito nos últimos dez anos.

Esse aumento se deve ao fato de cada vez mais a população necessitar da inserção e atuação desse profissional, já que a saúde do país sofre cada vez mais com problemas relacionados à uma alimentação incorreta. A profissão foi criada pela Lei nº 5.276, de 24 de abril de 1967.

Mas afinal qual é a função, e quais as áreas de atuação do profissional nutricionista?

O nutricionista é um profissional da área da saúde capacitado a atuar visando à segurança alimentar e à atenção dietética. Estuda as necessidades nutricionais de indivíduos ou grupos para a promoção, manutenção e recuperação da saúde. Trabalha no âmbito da Nutrição Humana , interpretando e compreendendo fatores biológicos, sociais, culturais e políticos para criar soluções que garantam uma melhor qualidade de vida para as pessoas em todos os ciclos da vida.

Para exercer a profissão, este profissional deve ter diploma expedido por escolas de graduação em Nutrição, oficiais ou reconhecidas, devidamente registradas no órgão competente do Ministério da Educação. E estar regularmente inscrito no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) da sua respectiva jurisdição.

 

Dentre as atividades do Nutricionista estão:

1 - direção, coordenação e supervisão de cursos de graduação em nutrição; 
2 - planejamento, organização, direção, supervisão e avaliação de serviços de alimentação e nutrição;

3 - planejamento, coordenação, supervisão e avaliação de estudos dietéticos; 
4 - ensino das matérias profissionais dos cursos de graduação em nutrição; 
5 - ensino das disciplinas de nutrição e alimentação nos cursos de graduação da
área de saúde e outras afins;

6 – auditoria, consultoria e assessoria em nutrição e dietética;
7 - assistência e educação nutricional a coletividades ou indivíduos, sadios ou enfermos, em instituições públicas e privadas e em consultório de nutrição e dietética; 
8 - assistência dietoterápica hospitalar, ambulatorial e a nível de consultórios de nutrição e dietética, prescrevendo, planejando, analisando, supervisionando e avaliando dietas para enfermos.

O nutricionista em todas as suas áreas de atuação têm como prioridade trabalhar com os princípios da qualidade da Alimentação: Equilíbrio , Moderação e Variedade,  ou seja , aplicar sempre a Reeducação Alimentar sendo assim ,como dizia o pai da Nutrição Hipócrates:

Que o teu alimento seja o teu medicamento

Leia Também Um Fusca com roupa de Jipe Cuidado para com as crianças e os adolescentes Pedágios em rodovias são essências? O direito de ir e vir