Paralimpíada Rio 2016: integração e inclusão!

Postado por: Luiz Carlos Carvalho

Compartilhe
Olá, amigos internautas!
Terá início nesta quarta-feira, dia 07, a edição dos Jogos Paralímpicos no Brasil. Talvez não tenha toda a cobertura da Olimpíada e quem sabe muitas modalidades não tenham a mesma divulgação, mas ela se reveste de uma importância significativa no cenário do esporte.
Estarão competindo pessoas que poderiam ter sucumbido ao dilema da deficiência física, mas que encontraram no esporte uma nova motivação em suas vidas. Veio o desejo de buscar as vitórias e a consagração.  Acima de tudo, a busca pela felicidade, se aproximando dos representantes de outras culturas. Sobretudo, nos vem uma linda mensagem cheia de amor da importância da inclusão, abrindo portas para tantos talentos.
O Brasil participa com a maior delegação de sua história no Rio de Janeiro. Fica a nossa esperança da conquista de um número recorde de medalhas. São 278 atletas a representar o nosso país. Neste ano, serão disputadas na Paralimpíada 528 provas, divididas em 23 modalidades. Ao todo, são 4.350 atletas de 178 países. Serão distribuídas 264 medalhas masculinas, 226 femininas e 38 mistas.
A cidade de Passo Fundo ingressa muito bem nesse contexto no incentivo aos esportes paradesportivos. Há o caso do basquetebol que é referência na ACD.  Há que se destacar a Apace (Associação Passo-Fundense de Cegos), que vem obtendo resultados marcantes em várias modalidades como o judô, o atletismo e o futsal. Nunca se pode esquecer também do incentivo dado ao esporte pela Associação dos Pais e Amigos dos Expecionais (APAE), além de outras entidades.
Para o esporte não há fronteiras. Não há barreiras. Há atletas e profissionais dedicados, que merecem toda a valorização.
Viva a Paralimpíada 2016! Que ela nos traga fortes emoções, grandes alegrias e nobres ensinamentos do primeiro ao último dia de disputa.

Até a próxima. Sejam felizes, vocês merecem!

Leia Também A ciência como ferramenta para a sabedoria Quebra-molas são permitidos, “em casos especiais” Passo Fundo Futsal/Fasurgs/Zamil: uma grande equipe nos representou em 2017 A Taça Maldita!