Conheça a importância de consumir banana verde

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe

A banana verde é mais um dos alimentos que surgiram nos últimos anos com a promessa de auxiliar na redução de peso e na manutenção da saúde. Comercializada na forma de farinha ou  na forma de biomassa , promete regularizar a função intestinal e regularizar o humor.

Embora a banana verde seja simplesmente uma banana ainda não amadurecida, ela contém muito mais amido resistente, um tipo de carboidrato que não é bem absorvido pelo organismo e que pode trazer benefícios a saúde (como controle da glicose, manutenção do peso e até mesmo uma diminuição dos níveis de colesterol).

Quando você consome a banana verde, o amido resistente passa intacto pelo estômago e pelo intestino delgado. É somente no intestino grosso que esse amido será fermentado pelas bactérias, em um processo que resulta na formação de substâncias benéficas para a saúde e para a boa forma.

Ao ser fermentado, o amido resistente também colabora para a integridade da mucosa intestinal, já que auxilia a absorção adequada dos nutrientes e atua contra a entrada de organismos invasores. O amido resistente fermentado também serve de alimento para as bactérias “do bem” que habitam nosso intestino e são indispensáveis para a saúde do trato gastro intestinal.

Assim, os benefícios da banana verde vão desde a prevenção da constipação intestinal até a de formas mais graves de câncer, através do consumo regular da banana verde cozida ou na forma de farinha.

E vale lembrar que a banana verde contém cerca de duas vezes mais amido resistente do que a banana madura, uma vez que,  o amido vai se convertendo em açúcar à medida que a fruta vai amadurecendo.

A biomassa de banana verde serve como base para várias preparações onde você utilizaria  produtos calóricos como leite condensado e creme de leite, onde é possível fazer: maionese,  bolos, mousse, estrogonofe,  brigadeiro, entre outras:

Aqui vai uma receitinha super deliciosa:

Brigadeiro :Ingredientes: 1 copo de leite (pode ser de vaca, amêndoa, soja , coco , etc )
· 2 colheres (sopa) de chocolate 70% cacau
· 1 colher (sopa) de farinha de maracujá  ou aveia
· ½ xícara (chá) de biomassa de banana verde
· Confeito para decorar (granulado, chocolate picado, coco ralado, lascas de amêndoas ou de castanha-do-Pará)

Modo de preparo: Coloque todos os ingredientes numa panela, exceto a biomassa. Mexendo sempre, mantenha a mistura em fogo médio até começar a soltar do fundo da panela. Acrescente a biomassa, misture e desligue a chama. Espere esfriar e leve ao congelador por aproximadamente três horas. Retire, faça bolinhas e passe no confeito para decorar.

BOM APETITE E ÓTIMA SAÚDE

 

 

 

 

Leia Também Estado falha e municípios pagam a conta da saúde O cão, o trigo e o Fusca Não incide IOF sobre fluxo financeiro em participação em sociedade “Enviados para testemunhar o Evangelho da paz”