Fusca, um astro do cinema

Postado por: Júlio César de Medeiro

Compartilhe

Além de ser o carro mais amado do mundo, o Fusca é também o carro mais lembrado quando se fala em cinema. Quem não lembra do Herbie, o Fusca da franquia de filmes dos estúdios Disney Se meu Fusca Falasse?

Ao todo, Herbie estrelou seis filmes: Se Meu Fusca Falasse (1968), As Novas Aventuras do Fusca (1974), Um Fusca em Monte Carlo que também foi chamado de Herbie – O Fusca Enamorado (1977), A última Cruzada do Fusca (1980), Se Meu Fusca Falasse (1997), que é o primeiro remake do original de 1968 e o último, intitulado Herbie – Meu Fusca Turbinado, de 2005.

A escolha do Fusca pelos estúdios Disney para o protagonista dos filmes foi muito interessante. Após terem espalhado pela cidade modelos das marcas Chevrolet, Fiat, Volvo e, claro, Volkswagem, acabaram notando que o besouro era o que mais chamava atenção.

Depois da estréia, em 1968, a popularidade do sedan da VW subiu muito, principalmente nos EUA. Com o passar do tempo e, principalmente, após o filme mais contemporâneo (2005), o carrinho passou a ter status de celebridade. Um dos carros que foram personalizados pela Disney, mais especificamente o carro do filme de 1977, foi leiloado em 2015 por aproximadamente R$450.000,00 em valores atuais.

Mas Herbie, apesar de ser o mais famoso, não foi o único Fusca nas telonas. Sua silhueta inconfundível está em diversas películas, nacionais e estrangeiras, sempre se destacando da multidão. No filme Steve Jobs (2015), aparece um Fusca azul contracenando com o protagonista em um estacionamento. Também em 2015, em Mad Max – Estrada da Fúria, um Fusca com um grande motor dianteiro e rodado traseiro duplo foi criado. No longa nacional Até Que a Sorte Nos Separe (2012), um fusca amarelo bastante judiado é dirigido pelo protagonista depois que perde o dinheiro. Já em O Noviço Rebelde (1997), filme de Renato Aragão, um Fusca transformado em uma espécie de buggy é utilizado pelo comediante.

Forte, durável, prático, acessível, confiável e até mesmo astro de cinema. O Fusca é, sem dúvida, o carro mais amado do mundo.

E você? Lembra de mais algum filme em que o Fusca aparece?  

Leia Também Eu não acho que um professor deva ganhar bem - Parte II Empreendimentos sujeitos ao Licenciamento Ambiental O Fusca mais potente já fabricado pela VW A reforma política e a intervenção militar