Falar é a melhor solução

Postado por: Caroline Garcia Silva

Compartilhe

Falar é a melhor solução

O suicídio tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não percebem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas.

Setembro Amarelo é uma campanha organizada que visa a prevenção ao suicídio e o combate ao estigma acerca do tema. O amarelo representa a chama da vida e a esperança.

É importante se estar atento à própria vida, mas também as pessoas que fazem parte do seu círculo social, como familiares, amigos e colegas de trabalho. Existem alguns fatores de risco, como os apresentados na ilustração, no final da coluna.

É notável que a maioria das pessoas que atentam contra a própria vida têm um transtorno mental não diagnosticado, mas mesmo assim pessoas que não possuem nenhum distúrbio psicológico ou psiquiátrico podem cometer o suicídio.

Os pensamentos suicidas distorcem a percepção de realidade, possuem pensamentos negativos sobre si mesmo, do mundo e do futuro, e apresentam medo e preocupações excessivas.

A indicação de profissionais capacitados para lidar com esta situação, de oferecer ajuda é dever de todos.

Fonte: http://www.tvgazeta.com.br/saude/setembro-amarelo/

Leia Também Falecimento de titular de firma individual causa a extinção da execução fiscal Treinamento psicológico e o efeito no grupo A ciência como ferramenta para a sabedoria Quebra-molas são permitidos, “em casos especiais”