Reforce a proteção da pele com os alimentos fotoprotetores

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe

O verão já está quase dando as caras e com isso torna-se mais frequente  a nossa exposição solar favorecendo alterações na pele como manchas, pintas e queimaduras.

A utilização de protetor ou bloqueador solar é essencial em toda a época do ano, mas é nesse período que os cuidados devem ser redobrados, onde se pode também obter elementos protetores através da alimentação.

Os alimentos com substâncias ativamente protetoras da saúde da pele são denominados como fotoprotetores.

Os nutrientes são retirados dos alimentos através da digestão e vão para a corrente sanguínea. A pele tem duas camadas: a mais profunda que é a derme e aquela que todo mundo vê, que é a epiderme. 

A ação desses nutrientes fotoprotetores nas células da pele acontece de dentro pra fora: da camada mais profunda até a camada mais externa - formando uma barreira protetora contra os raios solares. 

Como se a gente tivesse passando um fotoprotetor numa camada mais interna da  pele onde o filtro solar normalmente não consegue atuar.

Em geral os alimentos que concentram esses elementos protetores são: os amarelos alaranjados ricos em beta caroteno considerando: cenoura, tomate, beterraba, goiaba, espinafre, couve assim como: chá verde, amêndoa, cacau, linhaça, castanha do Pará, entre outros.

Reforce a qualidade e seleção de nutrientes que você coloca em sua mesa. Inclua frutas e vegetais, misturando-os nas preparações, podendo misturais em sucos, vitaminas, lembrando que o consumo desses produtos cru melhoram a capacidade de absorção.

Alimentação saudável aliado a boa hidratação será sempre um aliado forte de beleza, saúde e qualidade de vida.

Leia Também A quem interessa a não vinda da Havan? Óleo de cozinha usado. O que fazer? Unidade no essencial Da necessidade do uso da força no embate ao crime